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quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Relatórios Língua Portuguesa

            Para Escrever um relatório de Língua Portuguesa é importante que você utilize os objetivos descritos no seu planejamento, por exemplo:


No relatório você descreverá tais objetivos dessa forma:

Leu e escreveu palavras com as sílabas ce, ci e com a letra ç. Camila Interpretou facilmente (com dificuldade, parcialmente, com ajuda) os textos propostos. Identificou rapidamente (de forma fragmentada, parcialmente, alguns) elementos de cartas e histórias em quadrinhos.

Veja abaixo alguns exemplos de relatórios/Fichas descritivas do desenvolvimento do Alunos em Língua Portuguesa com base nos objetivos presentes nos planejamentos de aula.

Aluno 1

Em Língua Portuguesa, Alex no que se refere à leitura, teve um bom desenvolvimento cognitivo, apresentando certa dificuldade na leitura com compreensão.  Nomeia, identifica e representa a maioria das letras do alfabeto. Identifica e escreve seu nome completo parcialmente. Leu silabicamente palavras, formadas por grupo de sílabas compostas por vogal e consoante com apoio dos colegas e professoras, obteve mais facilidade e fluência nas sílabas simples.  Não leu com facilidade, mas, demonstra interesse e esforça-se em aprender. Leu e interpretou textos com ajuda da professora e colegas. Em Língua Portuguesa, sobre à escrita, o aluno reconheceu parcialmente as relações entre fala e escrita. Demonstrou compreensão parcial do sistema alfabético. Alex apresentou bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita, mostrando grande evolução quando comparado ao trimestre anterior, desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Expressou o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo de forma clara e objetiva oralmente. Apresentou dificuldades para diferenciar e aplicar com coerência e padrão as letras maiúsculas e minúsculas. Identificou muitos fonemas, ainda que equivocando-se em alguns. Trocou letras com fonemas e grafias semelhantes na escrita de palavras e ainda omitiu letras. Ainda não demonstrou compreender como e qual função dos acentos gráficos presentes nas palavras. Ainda necessita de mais investimentos para perceber a pontuação em textos e frases. Não utilizou ou demonstrou como utilizar o parágrafo. Escreveu algumas frases um pouco compreensíveis, sem preocupação ortográfica. Ainda não escreveu textos pequenos com compreensão e autonomia.  Apresentou pouca preocupação ortográfica. 

Aluno 2

Em Língua Portuguesa, Arthur Andrade se dedicou bastante e começou  a ler e escrever palavras com sílabas simples. Realizou todas as atividades com empenho e dedicação. Fez correspondências entre letras e os sons. Acreditou que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Fez correspondências entre quantidade de sílabas em uma palavra. Escreveu combinando consoante e vogais formando sílabas, algumas vezes trocou algumas consoantes. Percebeu e utilizou o ponto final no encerramento de frases. Escreveu frases mais próximas do padrão, mais compreensíveis.

Aluno 3

Em Língua Portuguesa, leu e escreveu com uma melhor desenvoltura quando comparado(a) ao Trimestre anterior  palavras com: ÃO, FR, FL, CR, CL, NH, LH, BR, BL, PR, PL, RR, SS, TL, TR, DR, GUE, GUI, GUA, QU, e percebeu que há variações dos sons do S, X, Z, G, R, C. Leu e compreendeu algumas características dos contos, poemas, poesias, fábulas, texto instrucional, histórias em quadrinhos, carta, parlendas.  Escreveu frases melhores, com mais compreensão no que se refere à pontuação e  uma melhor separação adequada das palavras, mais próximas do ideal. Escreveu textos pequenos com alguns aspectos dentro dos padrões dos padrões. Leu e interpretou os textos trabalhados, alguns com apoio das professoras e colegas. Compreendeu e utilizou, com alguns equívocos, os sinais de pontuação como ponto final, ponto de interrogação e vírgula.


Aluno 4


Em Língua Portuguesa Heloisa avançou bastante no seu processo de alfabetização. Observou, descreveu, analisou e sintetizou gravuras, reportagens e textos com facilidade. Observou, descreveu, analisou e sintetizou gravuras, reportagens e textos com estímulo e incentivo. Observou, descreveu, analisou e sintetizou gravuras, reportagens e textos com dificuldade. Explorou com esforço várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações. Ouviu histórias e comentários valorizando impressões afetivas. Em Língua Portuguesa, no que se refere à leitura, Heloisa teve um ótimo desenvolvimento cognitivo, apresentando poucas dificuldades na leitura com mais compreensão. Já realiza a maioria da tarefas de sala sozinha com autonomia. Nomeia, identifica e representa todas as letras do alfabeto. Identifica e escreve seu nome completo. Leu com facilidade, silabicamente palavras, formadas por grupo de sílabas compostas por vogal e consoante, tantas sílabas simples quanto complexas ainda com erros, entretanto, mais compreensíveis. Leu e interpretou os textos trabalhados em aula com poucas dificuldades. Leu e interpretou textos com ajuda da professora e colegas. Sobre a escrita, reconheceu as relações entre fala e escrita. Demonstrou compreensão do sistema alfabético. O aluno demonstrou um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita. Expressou o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo de forma clara e objetiva. Apresentou dificuldades para diferenciar e aplicar com coerência e padrão as letras maiúsculas e minúsculas. Identificou a maioria dos fonemas. Utilizou as letras corretas para escrever a maioria das palavras. Ainda não demonstrou compreender como e qual função dos acentos gráficos presentes nas palavras. Ainda necessita de mais investimentos para perceber a pontuação em textos e frases. Não utilizou ou demonstrou como utilizar o parágrafo. Escreveu frases mais compreensíveis porém sem preocupação ortográfica. Escreveu textos pequenos com autonomia e de fácil leitura.

Aluno 5



Os objetivos propostos para Língua Portuguesa nessa terceira etapa consistiam em: Diferenciar o grau do substantivo em aumentativo e diminutivo; Perceber ortograficamente os sons do R nas palavras; Identificar sinônimo e antônimo; Reconhecer substantivos comuns e próprios; Diferenciar os sons e a ortografia de palavras com Q, G e sílabas terminadas em L; Reconhecer substantivos coletivos; Reconhecer os sons do X; Realizar a leitura com compreensão. No que se refere aos conteúdos orais, Adrian demonstra compreender as variações dos substantivos. Quanto à leitura e escrita, a aluna ainda necessita de apoio para ampliar seu acervo fonético e fazer leitura com mais compreensão e escrita segura utilizando as sílabas mais complexas como GR, FL, BL, VR, por exemplo. Nessa área do conhecimento, Adrian ainda está no processo de aquisição total dos objetivos mencionados nesse tópico.

Aluno 6


Em Língua Portuguesa, se dedicou bastante e começou a escrever parcialmente algumas sílabas simples. Fez algumas correspondências entre letras e os sons. Acreditou que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Fez correspondências entre quantidade de sílabas em uma palavra, de forma limitada. Escreveu combinando consoantes e vogais formando sílabas simples e complexas. Percebeu e utilizou o ponto final no encerramento de frases algumas vezes. Em Arte, participou com interesse das rodas de conversa sobre os tipos de pinturas, criou obras com recortes, realizou pinturas em papel pardo.











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