No relatório você descreverá tais objetivos dessa forma:
Leu e escreveu palavras com as sílabas ce, ci e com a letra ç. Camila Interpretou facilmente (com dificuldade, parcialmente, com ajuda) os textos propostos. Identificou rapidamente (de forma fragmentada, parcialmente, alguns) elementos de cartas e histórias em quadrinhos.
Veja abaixo alguns exemplos de relatórios/Fichas descritivas do desenvolvimento do Alunos em Língua Portuguesa com base nos objetivos presentes nos planejamentos de aula.
Aluno 1
Em Língua Portuguesa, Alex no
que se refere à leitura, teve um bom desenvolvimento cognitivo, apresentando
certa dificuldade na leitura com compreensão. Nomeia, identifica e
representa a maioria das letras do alfabeto. Identifica e escreve seu nome
completo parcialmente. Leu silabicamente palavras, formadas por grupo de
sílabas compostas por vogal e consoante com apoio dos colegas e professoras,
obteve mais facilidade e fluência nas sílabas simples. Não leu com
facilidade, mas, demonstra interesse e esforça-se em aprender. Leu e
interpretou textos com ajuda da professora e colegas. Em Língua Portuguesa,
sobre à escrita, o aluno reconheceu parcialmente as relações entre fala e
escrita. Demonstrou compreensão parcial do sistema alfabético. Alex apresentou
bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita, mostrando
grande evolução quando comparado ao trimestre anterior, desenvolvendo-se
gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Expressou o
que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando,
generalizando, concluindo de forma clara e objetiva oralmente. Apresentou
dificuldades para diferenciar e aplicar com coerência e padrão as letras
maiúsculas e minúsculas. Identificou muitos fonemas, ainda que equivocando-se
em alguns. Trocou letras com fonemas e grafias semelhantes na escrita de
palavras e ainda omitiu letras. Ainda não demonstrou compreender como e qual
função dos acentos gráficos presentes nas palavras. Ainda necessita de mais
investimentos para perceber a pontuação em textos e frases. Não utilizou ou
demonstrou como utilizar o parágrafo. Escreveu algumas frases um pouco
compreensíveis, sem preocupação ortográfica. Ainda não escreveu textos pequenos
com compreensão e autonomia. Apresentou pouca preocupação
ortográfica.
Aluno 2
Em Língua Portuguesa, Arthur Andrade se dedicou
bastante e começou a ler e escrever palavras com sílabas simples.
Realizou todas as atividades com empenho e dedicação. Fez correspondências
entre letras e os sons. Acreditou que existe relação entre o que se fala e o
que se escreve. Fez correspondências entre quantidade de sílabas em uma
palavra. Escreveu combinando consoante e vogais formando sílabas, algumas vezes
trocou algumas consoantes. Percebeu e utilizou o ponto final no encerramento de
frases. Escreveu frases mais próximas do padrão, mais compreensíveis.
Aluno 3
Em Língua
Portuguesa, leu e escreveu com uma melhor desenvoltura quando comparado(a) ao
Trimestre anterior palavras com: ÃO, FR, FL, CR, CL, NH, LH, BR, BL, PR,
PL, RR, SS, TL, TR, DR, GUE, GUI, GUA, QU, e percebeu que há variações dos sons
do S, X, Z, G, R, C. Leu e compreendeu algumas características dos contos,
poemas, poesias, fábulas, texto instrucional, histórias em quadrinhos, carta,
parlendas. Escreveu frases melhores, com mais compreensão no que se
refere à pontuação e uma melhor separação adequada das palavras, mais
próximas do ideal. Escreveu textos pequenos com alguns aspectos dentro dos
padrões dos padrões. Leu e interpretou os textos trabalhados, alguns com apoio
das professoras e colegas. Compreendeu e utilizou, com alguns equívocos, os
sinais de pontuação como ponto final, ponto de interrogação e vírgula.
Aluno 4
Em Língua Portuguesa Heloisa avançou bastante
no seu processo de alfabetização. Observou, descreveu, analisou e sintetizou
gravuras, reportagens e textos com facilidade. Observou, descreveu, analisou e
sintetizou gravuras, reportagens e textos com estímulo e incentivo. Observou,
descreveu, analisou e sintetizou gravuras, reportagens e textos com
dificuldade. Explorou com esforço várias formas de linguagens e diferentes
tipos de suporte textual para ampliação de informações. Ouviu histórias e
comentários valorizando impressões afetivas. Em Língua Portuguesa,
no que se refere à leitura, Heloisa teve um ótimo
desenvolvimento cognitivo, apresentando poucas dificuldades na leitura com mais
compreensão. Já realiza a maioria da tarefas de sala sozinha com autonomia.
Nomeia, identifica e representa todas as letras do alfabeto. Identifica e
escreve seu nome completo. Leu com facilidade, silabicamente palavras, formadas
por grupo de sílabas compostas por vogal e consoante, tantas sílabas simples
quanto complexas ainda com erros, entretanto, mais compreensíveis. Leu e
interpretou os textos trabalhados em aula com poucas dificuldades. Leu e
interpretou textos com ajuda da professora e colegas. Sobre
a escrita, reconheceu as relações entre fala e escrita. Demonstrou
compreensão do sistema alfabético. O aluno demonstrou um ótimo
aproveitamento na aquisição da leitura e escrita. Expressou o que pensa
relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando,
concluindo de forma clara e objetiva. Apresentou dificuldades para
diferenciar e aplicar com coerência e padrão as letras maiúsculas e minúsculas.
Identificou a maioria dos fonemas. Utilizou as letras corretas para escrever a
maioria das palavras. Ainda não demonstrou compreender como e qual função dos
acentos gráficos presentes nas palavras. Ainda necessita de mais investimentos
para perceber a pontuação em textos e frases. Não utilizou ou demonstrou como
utilizar o parágrafo. Escreveu frases mais compreensíveis porém sem preocupação
ortográfica. Escreveu textos pequenos com autonomia e de fácil leitura.
Aluno 5
Os objetivos propostos para Língua
Portuguesa nessa terceira etapa consistiam em: Diferenciar o grau do
substantivo em aumentativo e diminutivo; Perceber ortograficamente os sons do R
nas palavras; Identificar sinônimo e antônimo; Reconhecer substantivos comuns e
próprios; Diferenciar os sons e a ortografia de palavras com Q, G e sílabas
terminadas em L; Reconhecer substantivos coletivos; Reconhecer os sons do X;
Realizar a leitura com compreensão. No que se refere aos conteúdos orais, Adrian
demonstra compreender as variações dos substantivos. Quanto à leitura e
escrita, a aluna ainda necessita de apoio para ampliar seu acervo fonético e
fazer leitura com mais compreensão e escrita segura utilizando as sílabas mais
complexas como GR, FL, BL, VR, por exemplo. Nessa área do conhecimento, Adrian
ainda está no processo de aquisição total dos objetivos mencionados nesse
tópico.
Aluno 6
Em Língua Portuguesa, se
dedicou bastante e começou a escrever parcialmente algumas sílabas simples. Fez
algumas correspondências entre letras e os sons. Acreditou que existe
relação entre o que se fala e o que se escreve. Fez correspondências entre
quantidade de sílabas em uma palavra, de forma limitada. Escreveu combinando
consoantes e vogais formando sílabas simples e complexas. Percebeu e utilizou o
ponto final no encerramento de frases algumas vezes. Em Arte, participou com
interesse das rodas de conversa sobre os tipos de pinturas, criou obras com
recortes, realizou pinturas em papel pardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário