Seguidores

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Relatórios para crianças com dificuldades


Relatório de Aluno com Dificuldade

Nome do aluno: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/04
Nome da Professora: XXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 24/05/2015
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.

Realiza melhor sua atividade em grupo, pois não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo quando orientado, permanece sentado aguardando que alguém o ajude. É concentrado e atento para copiar do quadro, copia rapidamente, porém sua caligrafia fica ilegível, apesar de trabalharmos exaustivamente com atividades de caligrafia, recorte com tesoura, com as mãos e colagem. No entanto,
após realizar essa atividade, muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos, brincando com seu caderno ou objetos pessoais.
Constantemente faz perguntas ou observações fora do contexto da aula e por várias vezes apresenta tiques com as mãos, balançando-as como se estivessem molhadas. Possui dificuldades de fixação.

Acata as regras da sala e, quando descumpre combinações, uma chamada de atenção é suficiente para que volte a cumpri-las. Gosta de cooperar, tem um olhar muito doce e um comportamento bastante afetuoso, demonstra constantemente seu carinho por todos, gosta de fazer massagem nos ombros da professora, gosta de abraçar os colegas, às vezes envolve-se em conflitos por esses motivos, pois os colegas não compreendem suas demonstrações de afeto.

A mãe é participativa e acompanha o desenvolvimento do filho. Realiza a lição de casa se a mãe perguntar, porém quando esta não lhe indaga sobre o assunto esquece-se de realizá-la. É assíduo, faltando se for estritamente necessário, sempre traz todos os materiais necessários para a aula, mas perde-os frequentemente, às vezes está no chão, ou embaixo de algum caderno.

Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, porém realiza cálculos simples com auxílio de material concreto.
Em Língua Portuguesa: possui dificuldade na construção de frases simples, apresentando escrita sem segmentação, faz algumas trocas surdas por sonoras (p/b, t/d, g/c); troca som nasal an por e (tangerina/tegerina), ainda não compreendeu o uso do m, n no final das sílabas (envelope/eivelope; campo/capor; jardim/jatir; pudim/puti; pombinha/porbia; canguru/cacuru; coragem/corage). Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização.

Desenho: Realiza a repetição mecânica do mesmo esquema, quase sempre sem conteúdo e realizado com regularidade, solto no espaço. O uso das cores não tem relação com a realidade ( ex: algumas vezes pinta boca de verde, rosto de lilás, um braço de verde e outro de outra cor).

Relatório de Aluno com Dificuldade

Nome do aluno: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/04
Nome da Professora: XXXXXXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 25/10/2015
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria
do grupo etário-escolar a que pertence.

É um aluno assíduo e que demonstra interesse pelo estudo. A mãe acompanha o seu desenvolvimento
escolar, assim como as atividades extra-classe. Começou a ficar mais organizado há pouco tempo, antes
apresentava sinais de disgrafia, hoje sua grafia está mais legível, realiza as atividades em sala, assim como as tarefas de casa, mas não com autonomia.

No decorrer do ano, apresentou dificuldades em tomar a iniciativa (relação parental?). Exemplo: Ao entregar a ele uma folha com atividade para ser realizada, mesmo sendo capaz de fazer, e com a professora explicando à frente da sala, ele espera e não realiza. Sempre aguarda que alguém lhe dê as orientações de forma individual. No início do ano apresentava tiques com as mãos, estes pararam desde que começou a ser acompanhado pela neurologista (medicação?).

Apresenta problemas na escrita em relação a trocas fonéticas e sons nasais jabuti(chabuti), ambiente
(ãnbiente), goiabada (coiabada), pijama (bichama), dengoso (temcoso) (fonoaudióloga?).

É um aluno leitor, está em um projeto de recuperação contínua, diariamente é retirado da sala para ser
acompanhado por uma professora em um grupo de 5 alunos. Apesar de relatar oralmente sobre o que fala o texto, apresenta dificuldades na localização de informações simples quando são formuladas perguntas em relação a estes textos.

Apresenta dificuldades no raciocínio lógico, na realização de operações e na elaboração de situações
problema. Demonstra que não memorizou a tabuada, o que certamente dificulta a realização das operações de multiplicação e divisão.

Possui uma boa audição e ritmo musical, acompanha e guarda com facilidade letras de músicas. Possui
dificuldades em realizar atividades psicomotora, tais como: pular corda, virar cambalhota (peso?).
Senta na primeira carteira, próximo à professora, porém se desconcentra com facilidade, se atendo a
detalhes que não fazem parte do contexto da aula ou mexendo em alguns objetos pessoais. Sempre é
necessário chamar a sua atenção para o assunto da aula.

É um aluno que se relaciona bem com os colegas da sala e da escola, assim como com os adultos,
respeitando-os e tratando a todos com educação.


fontes: https://www.facebook.com/groups/professoresdofundamental1/permalink/1506821062754376/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS