Relatório
de Aluno com Dificuldade
Nome do aluno:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/04
Nome da Professora:
XXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 24/05/2015
Observações: O aluno
xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria
do grupo etário-escolar a que pertence.
Realiza melhor sua atividade
em grupo, pois não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo
quando orientado, permanece sentado aguardando que alguém o ajude. É
concentrado e atento para copiar do quadro, copia rapidamente, porém sua
caligrafia fica ilegível, apesar de trabalharmos exaustivamente com atividades
de caligrafia, recorte com tesoura, com as mãos e colagem. No entanto,
após realizar essa atividade,
muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos,
brincando com seu caderno ou objetos pessoais.
Constantemente faz perguntas
ou observações fora do contexto da aula e por várias vezes apresenta tiques com
as mãos, balançando-as como se estivessem molhadas. Possui dificuldades de
fixação.
Acata as regras da sala e,
quando descumpre combinações, uma chamada de atenção é suficiente para que
volte a cumpri-las. Gosta de cooperar, tem um olhar muito doce e um
comportamento bastante afetuoso, demonstra constantemente seu carinho por
todos, gosta de fazer massagem nos ombros da professora, gosta de abraçar os
colegas, às vezes envolve-se em conflitos por esses motivos, pois os colegas
não compreendem suas demonstrações de afeto.
A mãe é participativa e
acompanha o desenvolvimento do filho. Realiza a lição de casa se a mãe
perguntar, porém quando esta não lhe indaga sobre o assunto esquece-se de
realizá-la. É assíduo, faltando se for estritamente necessário, sempre traz
todos os materiais necessários para a aula, mas perde-os frequentemente, às
vezes está no chão, ou embaixo de algum caderno.
Em Matemática: Aluno possui
dificuldade de compreensão em situações problemas simples, porém realiza
cálculos simples com auxílio de material concreto.
Em Língua Portuguesa: possui
dificuldade na construção de frases simples, apresentando escrita sem
segmentação, faz algumas trocas surdas por sonoras (p/b, t/d, g/c); troca som
nasal an por e (tangerina/tegerina), ainda não compreendeu o uso do m, n no
final das sílabas (envelope/eivelope; campo/capor; jardim/jatir; pudim/puti;
pombinha/porbia; canguru/cacuru; coragem/corage). Ainda não desenvolveu
habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização.
Desenho: Realiza a repetição
mecânica do mesmo esquema, quase sempre sem conteúdo e realizado com
regularidade, solto no espaço. O uso das cores não tem relação com a realidade
( ex: algumas vezes pinta boca de verde, rosto de lilás, um braço de verde e
outro de outra cor).
Relatório
de Aluno com Dificuldade
Nome do aluno:
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Data de nasc. 11/09/04
Nome da Professora:
XXXXXXXXXXXXXXXXX Série: 4º ANO A Data: 25/10/2015
Observações: O aluno
xxxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria
do grupo etário-escolar a que
pertence.
É um aluno assíduo e que
demonstra interesse pelo estudo. A mãe acompanha o seu desenvolvimento
escolar, assim como as
atividades extra-classe. Começou a ficar mais organizado há pouco tempo, antes
apresentava sinais de
disgrafia, hoje sua grafia está mais legível, realiza as atividades em sala,
assim como as tarefas de casa, mas não com autonomia.
No decorrer do ano, apresentou
dificuldades em tomar a iniciativa (relação parental?). Exemplo: Ao entregar a
ele uma folha com atividade para ser realizada, mesmo sendo capaz de fazer, e
com a professora explicando à frente da sala, ele espera e não realiza. Sempre
aguarda que alguém lhe dê as orientações de forma individual. No início do ano
apresentava tiques com as mãos, estes pararam desde que começou a ser
acompanhado pela neurologista (medicação?).
Apresenta problemas na escrita
em relação a trocas fonéticas e sons nasais jabuti(chabuti), ambiente
(ãnbiente), goiabada
(coiabada), pijama (bichama), dengoso (temcoso) (fonoaudióloga?).
É um aluno leitor, está em um
projeto de recuperação contínua, diariamente é retirado da sala para ser
acompanhado por uma professora
em um grupo de 5 alunos. Apesar de relatar oralmente sobre o que fala o texto,
apresenta dificuldades na localização de informações simples quando são
formuladas perguntas em relação a estes textos.
Apresenta dificuldades no
raciocínio lógico, na realização de operações e na elaboração de situações
problema. Demonstra que não
memorizou a tabuada, o que certamente dificulta a realização das operações de
multiplicação e divisão.
Possui uma boa audição e ritmo
musical, acompanha e guarda com facilidade letras de músicas. Possui
dificuldades em realizar
atividades psicomotora, tais como: pular corda, virar cambalhota (peso?).
Senta na primeira carteira,
próximo à professora, porém se desconcentra com facilidade, se atendo a
detalhes que não fazem parte
do contexto da aula ou mexendo em alguns objetos pessoais. Sempre é
necessário chamar a sua
atenção para o assunto da aula.
É um aluno que se relaciona
bem com os colegas da sala e da escola, assim como com os adultos,
respeitando-os e tratando a
todos com educação.
fontes: https://www.facebook.com/groups/professoresdofundamental1/permalink/1506821062754376/
Nenhum comentário:
Postar um comentário