Componente curricular: Linguagem, matemática e natureza e sociedade
Conteúdo: Revisão do número 1, palavra sol e vogal a em letra cursiva.
Dia: Terça-feira
Data: 03/05/2011.
Recepção:
Receber os alunos em sala e encaminhá-los ao pátio para oração e música, ir ao banheiro e bebedouro. Ir para a sala de aula e iniciar a rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, música, alongamento e leitura compartilhada da história:__________________________________________________
Competências:
© Identificar letra a em letra cursiva minúscula,
© Identificar número um e saber representar graficamente e através de objetos tal quantidade,
© Grafar o número 1,
© Identificar a palavra SOL e grafar (jardim II) pontilhado (jardim I),
© Desenvolver a coordenação motora por meio do desenho,
Desenvolvimento:
Primeiro momento: Iniciar a aula após recepção e rotina diária conversando sobre as vogais as diferenças entre cursiva e letra de imprensa. Levar impressas as letras e pedir que as crianças identifiquem visualmente. Executar a atividade xerocada proposta no caderno de sala onde a criança deverá encontrar a letra a no formato citado, circular e pintar a abelha. Desenhar um sol e cobrir o pontilhado do número 1 e em seguida grafar à mão livre.
Fazer pausa para higiene, lanche, recreação e higiene.
Segundo momento: Relembrar o fonema /S/ e escrever a palavra SOL, desenhar seus raios e um rosto no sol (atividade no caderno de sala). Usar o final da aula ou início para ensaiar a música da apresentação do dia das mães.
Dever de casa: ( X ) caderno ( ) livro:
FALE O NOME DE CADA FIGURA E CIRCULE DE LARANJA AS QUE VOCÊ ACHA QUE POSSUI O SOM DA LETRA O. AO FINAL COLOQUE SEU NOME E PINTE.
Recursos: cola, tesoura, lápis de escrever, apontador, borracha, folhas brancas, jornais, revistas.
Fontes de pesquisa:
· Atividades educativas, Turma da Mônica, primeiras palavras volume 2, Editora Melhoramentos.
· Alfabetização sem o Bá-bé-bi-bó-bu, Carlos Cagliari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário