Plano de aula para 1ª semana de
março de 2012.
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Componente curricular: Linguagem
e matemática
Conteúdo:
Desenvolvendo
a coordenação motora, quadrado, cor vermelha
Recreação: Videoteca
· Receber as
crianças em sala, fazer oração no pátio, retornar à sala, cantar algumas
músicas com o objetivo de acalmar as crianças até o horário de ir para a
videoteca,
· Assistir
vídeos infantis como: galinha pintadinha, Xuxa e Palavra cantada.
· Levar as
crianças ao banheiro,
· Atividade na folha xerocada: “Acompanhe
o vôo da borboletinha usando giz de cera ou cola colorida!”, acompanhar cada
criança, enquanto as outras brincam de massinha ou observam o colega que está
realizando a atividade (todas sentadas), usar a cola colorida vermelha para
essa atividade.
· Lanche,
· Mostrar para
as crianças imagens de coisas quadradas para as crianças observarem, levar
também um quadrado vermelho para apresentar às crianças,
· Atividade
do livro
de matemática, página 33 “Rasgue papéis e cole dentro do quadrado”
· Atividade psicomotora: Fazer um
quadrado no chão usando a fita crepe pedir para as crianças passarem colocando
os pezinhos em cima da linha,
· Atividade na folha: pintar com
tinta guache vermelha o espaço disponível para essa ação,
·
Dever
de casa: página 24 do livro de linguagem: “Desenhe o caminho que leva a
Joaninha até a sua casa”
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Componente curricular:Matemática,
natureza e sociedade
Conteúdo: Conhecendo
a estrutura corporal, quadrado e cor vermelha
Recreação: Videoteca e
parquinho
· Receber as
crianças em sala, fazer oração no pátio, retornar à sala, cantar algumas
músicas com o objetivo de acalmar as crianças até o horário de ir para a
videoteca,
· Assistir
vídeos infantis como: galinha pintadinha, Xuxa e Palavra cantada.
· Levar as
crianças ao banheiro,
· Atividade na folha xerocada: mostrar
novamente o quadrado vermelho para as crianças e realizar a atividade “Minha
professora vai ler esse versinho pra mim e eu vou pintar o quadrado com a cor
vermelha”, acompanhar as crianças individualmente ou em duplas enquanto as
demais observam ou brincam de massinha (sentadas).
· Lanche,
· Atividade do livro de
matemática: página 35 “Cole quatro palitos de picolé formando um quadrado”,
entregar 4 palitos de picolé à cada crianças e pedir que elas segurem e contem
quantos palitos têm (fazer isso na entrega dos palitos),
· Parquinho,
· Atividade
psicomotora:
Aventura na floresta.
·
Atividade na
folha:
Dispor à frente das crianças pedaços do desenho de um corpinho de criança,
passar a cola no papel e pedir que a criança cole o corpinho, as pernas, os
braços e a cabeça (um por vez).
Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012.
Componente
curricular: Linguagem,
matemática e natação.
Conteúdo: Desenvolvendo
a coordenação motora, cor vermelha, quadrado
·
Receber
as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·
Em
sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·
Sentar-se
à mesa com as crianças para fazer a atividade na folha xerocada: “Cole
bastante pedaços de papel vermelho na maça”, entregar rolinhos de papel crepom
para as crianças rasgarem e colar na maçã,
·
Lanche,
·
Atividade do
livro:
Iniciar a atividade da página 28 do livro de matemática “Faça bolinhas usando o
lápis de cor vermelho dentro da maçã, depois, pinte as folhas”,
·
Atividade
psicomotora:
Cantar e dançar as músicas ♪♫ Agora eu
vou andar agachadinho...♪♫, ♪♫Cabeça, ombro, joelho e pé♪♫, ♪♫Pop, pop♪♫...
·
Atividade na
folha:
ler o poeminha e pintar de vermelho com as mãos o espaço destinado a isso.
·
Prazer de
casa: “Ajude
o bebê a chegar até sua mamãe cobrindo os pontilhados...”
Quinta-feira, 01 de março de 2012.
Componente curricular: Linguagem
e matemática
Conteúdo: Coordenação
motora, cor vermelha, amarela e quadrado.
Recreação: parquinho
·
Receber
as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·
Em
sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·
Atividade na
folha xerocada:
·
Lanche,
·
Com
as crianças sentadas próximas umas às outras iniciar a Atividade do livro de matemática: página 29, “Passe tinta
vermelha na mão e carimbe esta página”,
·
Parquinho,
·
Atividade
psicomotora:
brincadeira do chefinho mandou e cantar e dançar a parlenda: ♪♫ de abóbora faz
melão... ♪♫
·
Atividade na
folha:
Decorar as sementes da melancia com bolinha de papel crepom.
Sexta-feira, 02 de
março de 2012.
Componente curricular: Natureza
e sociedade, artes, linguagem e Educação Física (10:45 às 11:30), Hora Cívica,
Dia internacional das mulheres
Conteúdo:
Conhecendo
a estrutura corporal, conhecendo uma nova música, desenvolvendo a coordenação
motora.
Recreação: pula-pula
·
Receber
as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·
Em
sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·
Lanche,
·
Atividade do
livro
de natureza e sociedade: página 10, “Observe a menina e o menino abaixo,
depois, circule a fotografia que mais parece com você”
·
Pula-pula
·
Atividade
psicomotora: Dança das cadeiras
·
Atividade na
folha:
cantar e dançar a parlenda ♪♫ Caranguejo
não é peixe♪♫ depois
ilustrar a músicas fazendo pintura com a mãos usando a tinta vermelha para
fazer um caranguejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário