Plano
de aula para 2ª semana de abril de 2012.
Segunda-feira,
9 de abril de 2012
Componente
curricular:
Linguagem e matemática
Conteúdo: Fixação
da vogal E, revisão das noções de grandezas (grande e pequeno/maior e menor).
Revisão da forma geométrica: quadrado. Revisão da cor azul.
Recreação: Videoteca
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes ifantis que
envolvam a coordenação motora como Xuxa (Quanto mede a mamãe?), Galinha
pintadinha e Doki. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao
banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e
limpar mesas.
09h10min
às 09h30min= Brincar de observar os tamanhos dos objetos na sala de aula,
comparar os tamanhos das crianças fazendo muitas hipóteses com as mesmas.
09h30min
às 09h50min= cantar a música ♪♫ O elefante queria voar...
♪♫♪ pintar a vogal E no canto esquerdo
em folha branco ofício em posição de paisagem no canto direito, as crianças
farão as orelhas e tromba com cola colorida azul.
09h50min
às 10h20min= Fazer atividade em folha xerocada: “Anjinho, pinte somente o
quadrados grandes utilizando a cor azul.”
10h20min
às 10h40min= Ensaiar para a festa da família.
10h40min
às 11h10min= Fazer atividade referente ao conteúdo no livro de matemática,
página nº ___,_____________ “_______________________________________________________”
11h10
às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.
Terça-feira,
10 de abril de 2012.
Componente
curricular:Matemática,
natureza e sociedade
Conteúdo: Cor marrom, introdução das noções de posições espaciais: alto e
baixo/ perto e longe, sistema de contagem (de 1 à 5)
Recreação: Videoteca e parquinho
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que
envolvam a coordenação motora, sistema de contagem de artistas e desenhos como
a Xuxa (Quanto mede a mamãe?), Galinha pintadinha e Doki. Organizar a sala para
a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e
limpar mesas.
09h10min
às 09h30min= Em sala, simular situações que as crianças possam observar e
responder as perguntas sobre as posições espaciais de alunos e objetos.
09h30min
às 10h00min= Pintar o prédio mais alto com a cor marrom
10h00min
às 10h20min= Parquinho
10h20min
às 10h30min= Lavar as mãos, ir ao banheiro e beber água.
10h30min
às 10h45min= Fazer momento de relaxamento.
10h45min
às 11h00min= Levar uma caixa de bis para e sala, abrir um e perguntar qual é a
cor do chocolate, apresentar a cor marrom para as crianças.
11h00min
às 11h15min= Fazer atividade em folha: “Conhecendo a cor marrom”, pintar e
desenhar em uma folha ofício branca usando somente a cor marrom.
11h15
às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.
Quarta-feira,
11 de abril de 2012.
Componente
curricular: Linguagem,
matemática e natação.
Conteúdo: Cor marrom, noções de posições espaciais: alto e baixo/
perto e longe. Revisão das noções de grandezas (grande e pequeno/maior e menor)
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h35min= Brincar primeiro de massinha fazendo objetos grandes e pequenos,
maiores e menores, depois usar os bloquinhos para produzir objetos altos e
baixos.
08h35min
às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar,
arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min
às 10h20min= Levar as crianças para a quadra e brincar de Chefinho mandou
explorando as posições espaciais: longe/perto e alto/baixo. Fazer uma vogal E
grande usando fita crepe e uma pequena para brincar de passar por cima usando a
brincadeira anterior. Em sala, entregar para as crianças folha branca ofício em
posição paisagem com a vogal E escrita em caixa alta, dispor em outra mesa as
vogais embaralhadas prevalecendo a vogal E para as crianças encontrarem e
colarem na letra E, fazer uma escada de palitos de picolé.
10h20min
às 10h35min= Arrumar as crianças para a natação.
10h35min
às 11h15min= Deixar as crianças que não forem para a natação brincarem no
tatame com os bloquinhos.
11h15min
às 11h25min= Organizar a sala para a saída.
Quinta-feira,
12 de abril de 2012.
Componente
curricular: Natureza
e sociedade, matemática
Conteúdo: Aprendendo
com a minha família,
noções de posições espaciais: alto e baixo/ perto e longe. Revisão
das noções de grandezas (grande e pequeno/maior e menor)
Recreação: parquinho
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h35min= Brincar primeiro de massinha fazendo objetos grandes e pequenos,
maiores e menores, depois usar os bloquinhos para produzir objetos altos e
baixos.
08h35min
às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar,
arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min
às 10h00min= Em rodinha, conversar com as crianças o que nós podemos aprender
em família, ouvir cada criança e dizer o que eu mesma já aprendi com alguns
parentes. Mostrar no livro as atividades que abordam esse conteúdo e conversar
com as crianças sobre eles. Fazer atividade da página nº______ do livro de
natureza e sociedade: ”_____________________________________________”
10h00min
às 10h20min= Parquinho
10h20min
às 10h30min= Levar as crianças para beber água, ir ao banheiro, lavar as mãos.
10h30min
às 10h45min= Fazer momento de relaxamento.
10h45min
às 11h15min= Fazer atividade xerocada: “Amor, cole no espaço abaixo somente
quadrados grandes”.
Sexta-feira,
13 de abril de 2012.
Componente
curricular:
Natureza e sociedade, artes, linguagem e Educação Física (10:45 às
11:30)
Conteúdo:
Aprendendo com a minha família, fixação da letra E.
Recreação: pula-pula
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h35min= Brincar primeiro de massinha fazendo objetos grandes e pequenos,
maiores e menores, depois usar os bloquinhos para produzir objetos altos e
baixos.
08h35min
às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar,
arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min
às 10h00min= Retomar conversa sobre a família e realizar atividades do livro de
Natureza e sociedade, páginas nº____,__________________________________________________,
Fazer pintura em folha usando as
cores já aprendidas, usando forma de gelo para separá-las e em grupos de 4
crianças por vez (para controlar sujeira e possíveis “acidentes”).
10h00min
às 10h20min= Pula-pula
10h20min
às 10h45min= Levar as crianças para beber água, lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer momento de relaxamento até a hora da educação física.
10h45min às 11h45min= Educação física.
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