Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Roteiro de aula para a 4ª semana de maio de 2012 - Maternal 2


Roteiro de aula para 4º semana de maio de 2012




Segunda-feira, 21 de maio de 2012.
Componente curricular: Linguagem e matemática.
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação motora, noções de posição espacial: Em frente/atrás.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Colocar sobre uma mesa três objetos (caderno, pote de giz de cera e brinquedo, por exemplo) colocar cada item usando uma pequena distância. Solicitar que um aluno coloque uma borracha entre o caderno e o giz, por exemplo. Propor atividades semelhantes aos demais alunos, utilizando uma quantidade maior de objetos. Colocar as crianças em fila e solicitar-lhes que mudem de posição, dizendo: na frente, atrás, entre. Explicar que uma pessoa parada na frente de todos em uma fila está em primeiro lugar e a pessoa parada atrás de todos está em último lugar.
Fazer atividade do livro de matemática, página 119: “Pinte a criança que está atrás da professora.”
Fazer atividade xerocada:Gatinho (a) pinte de azul a parte da frente do elefante e de verde a parte de trás.”
Atividade em folha branca: Fazer uma teia de aranha usando um pedaço de papel perfurado com perfurador e barbante.
Brincar de estátua usando a música da Xuxa.
11h15min às 11h30min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Terça-feira, 22 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdo: Noções de posição espacial: Em frente/atrás e Minha escola.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 10h00min= Percorrer, com as crianças, as dependências da escola. Dar explicações, apresentar as pessoas que trabalham na escola, etc. promover atividades para que as crianças memorizem o nome dos colegas. Verificar, por meio de brincadeiras, se as crianças sabem os nomes dos colegas. Ganham a brincadeira às crianças que disserem todos os nomes dos colegas. Explicar o que é importante os alunos estudarem e o a escola pode fazer para melhorar suas vidas.
10h00min às 10h20min= Levar as crianças para o parquinho.
10h20min às 11h00min=  Fazer atividade do livro de natureza e sociedade, página 76 “Pinte o espaço que representa a sua escola.” Fazer atividade xerocada: “Querido (a) pinte de marrom a criança que está em cima da estrela e de rosa a que está em baixo, ao final, pinte a estrela bem linda!.”
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Quarta-feira, 23 de maio de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação motora, noções de posição espacial: Em frente/atrás.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min às 08h35min= Propor essas atividades: andar de cócoras para a frente, andar para atrás, levantar os braços para cime, por as mãos em cima da cabeça. Promover a brincadeira “marcha soldado”: as crianças, em fila, marcham cantando a cantiga, ir perguntando quem está na frente de todos?, quem está atrás de todos?, quem está na frente de fulano?, quem está atrás de fulano?.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Fazer atividade do livro de matemática, página 120, “ Marque um x na menina que está em frente à cadeira”. Fazer atividade xerocada:Amiguinho (a), faça bolinhas de algodão e cole na nuvem que está na frente.
 Arrumar as crianças para a natação.
10h30min às 11h30min= Natação ou educação física.
11h10 às 11h30min= Trocar as crianças.
Organizar a sala e mochilas para a saída.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       



Quinta-feira, 24 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdo: Noções de posição espacial: Em frente/atrás e Minha escola.
07h30min às 08h35min= Recepção, oração e inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 10h00min= Atividade em folha branca: Colar papéis rasgados para imitar as escamas de um peixe.
Fazer atividade xerocada:Amorzinho, pinte o que as atividades que você mais gosta de fazer na escola.”
10h00min às 10h20min= Parquinho.

10h20min às 11h15min= Fazer momento de relaxamento, contar histórias, desenhar a história. Fazer atividade do livro de natureza e sociedade, página 48 “Pinte conforme a legenda:”, Fazer atividade do livro de matemática, página 100, “Pinte a arvore que está atrás da casa.”
11h15 às 11h25min= Fazer momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.



Sexta-feira, 25 de maio de 2012.
Componente curricular: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação motora e Minha escola.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h35min= Conversar sobre os direitos e deveres dos alunos. Falar da importância da educação e o respeito para com todos (enfatizar comportamentos sociais), falar da colaboração com as atividades em prol da preservação do nosso meio ambiente escolar.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 10h00min= Fazer atividade do livro de linguagem, página 49 “Desenhe o caminho que a bola percorreu.”  Propor aos alunos para amassar folhas de papel e formarem uma bola, depois amarrar com durex colorido para concretizar o formato da bola e, no final da aula, levá-la para casa.
10h00min às 10h20min= Pula-pula e momento de relaxamento.
10h30min às 11h30min= Educação física.
11h15 às 11h25min= Preparar a sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS