Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 2ª SEMANA DE AULA
DE 3 À 7 DE FEVEREIRO DE 2014
Segunda-feira,
3 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Identidade.
Objetivos: Identificar
características físicas próprias, apontar semelhanças e divergências.
Recursos
materiais: Fichas,
Livro de literatura, Folha A4, material para registro (giz de cera, lápis de
cor), massinha, barbante.
Desenvolvimento:
2º momento: Pedir que as crianças
façam um auto retrato em folha avulsa para o portfólio com o título: COMO EU
SOU? Anotar as observações e digitar para posteriormente ser fixado no desenho.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Escolher um aluno pequeno
e fazer o contorno do corpo e cada criança deverá desenhar e pintar uma parte
dessa figura. Medir cada criança e entregar um pedaço de barbante com o tamanho
exato de cada um, esse pedaço de barbante deverá ser colado em folha para o
portfólio com o título: MEU TAMANHO, desenhar o próprio corpo e escrever do
jeito deles o tamanho correspondente. Brincar de massinha.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira,
4 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade,
Matemática,
Conteúdos: Noções de tempo, numerais
e cores azul e amarelo.
Objetivos: Identificar, compreender,
reconhecer as noções de tempo, numerais e cores azul e amarelo.
Recursos
materiais: Potes
de tinta (azul e amarelo), Folhas A4, calendário impresso, Celular para tirar
fotos, material de registro.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento
do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer
reconto ou registro de leitura.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Colocar 3 potes de tintas
nas cores amarela e azul sobre a mesa. Pedir que as crianças digam os nomes das
cores e propor uma caçada às cores amarelo e azul pela escola, quando
encontrarmos a professora irá tirar uma foto. Essa foto irá para o portfólio
com o título: Caçando as cores! Fazer atividades de pintura livre com as cores
citadas com o objetivo das crianças perceberem a constituição de uma nova cor
(verde) a partir da mistura das mesmas. O trabalho terá o título: DESCOBRINDO
UMA NOVA COR!
Colocar
no caderno de desenho o título: VIVENCIANDO A COR AZUL. O pote de giz de cera
será colocado no centro da mesa, cada criança irá pegar somente a cor azul.
Conversar com as crianças quais coisas encontramos na escola com a cor azul,
desenhar essas coisas na folha destinada. Brincar de dança das cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira,
5 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem.
Conteúdos: Vogal A.
Objetivos: Identificar, grafar e
representar a letra A. Perceber a vogal A em diferentes contextos. Vocalizar o
fonema da letra A.
Recursos materiais:
Livro
literário, pote com tampa, imagens impressas, material de registro.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em
sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do
nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto
ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar a letra A
perguntando quem conhece aquela letra e quem já viu essa letrinha em algum
lugar. Contar a história: O menino que aprendeu a ver. Fazer o jogo de
batatinha quente com algum pote. Colocar dentro desse recipiente a imagens de
coisas que possuam a letra A. Quando o pote parar em alguma criança, pedir que
ela abra e leia “leia” a palavra, perguntar para as crianças se naquela palavra
existe a letra A e pedir que ela aponte e diga se está no início, meio ou
final.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Aula de damas.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira,
6 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Vogal A e demais vogais.
Objetivos: Identificar, grafar e
representar a letra A. Perceber a vogal A em diferentes contextos. Vocalizar o
fonema da letra A. Associar a vogal A à palavras que possuem a vogal.
Recursos
materiais: Folha
A4, Material de registro, fichas, Tinta guache preta, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento
do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer
reconto ou registro de leitura.
2º momento: Aula de informática.
3º momento: Levar e expor algumas
fotos com curiosidades sobre as aranhas. Cantar a música “A dona aranha subiu
pela parede”, Brincar de caçadas com a letra A. Expor um cartaz com a letra da
música e explicar que ali está escrita a letra da música. Cada criança deverá
encontrar uma letra A e pintar coma cor azul por exemplo. Colocar as crianças
em duplas e fazer um sorteio, cada dupla deverá encontrar as vogais sorteadas e
pintar com a cor indicada pela professora. Fazer ilustrações para a música.
4º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Escrever a letra as
vogais no chão usando fita adesiva colorida no chão, brincar de chefinho
mandou. Explorar a vogal A nos nomes das fichas. Fazer atividade para o
portfólio com a letra A. na folha A4 em posição de paisagem, haverá a palavra
ARANHA, os alunos deverão pintar somente a letra A, desenhar uma aranha usando
a cor marrom ou preta. Escrever a letra A na folha.
6º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira,
7 de fevereiro
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos
materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na
brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às
14:45): Psicomotricidade.
3º momento (de 14:45 às
15:30): Legozoom.
4º momento (de 15:30 às
16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às
16:45): Inglês
com o professor________________
6º momento (de 16:45 às
17:30)
Música.
7º momento: Organizar a sala para a
saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário