Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO
PARA A 3ª SEMANA DE AULA
DE 10 À 14
DE FEVEREIRO DE 2014
Segunda-feira, 10 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e
Sociedade
Conteúdos: Vogal A e E. Coisas que eu
gosto.
Objetivos: Identificar e grafar as
vogais A e E. Identificá-las em diferentes contextos. Perceber que cada um
possui um gosto pessoal e conhecê-los. Partilhar agrados pessoais.
Recursos
materiais: Livro
de literatura, fichas com impressões de logomarcas, papel A4, material de
registro, massinha, fichas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala, fazer rodinha, trabalhar reconhecimento dos pré-nomes, apresentar o
calendário, conversar sobre o final de semana cantar músicas variadas. Ainda em
rodinha, perguntar quem já sabe ler, diante das possíveis negativas, dizer que
eles sabem ler sim. Mostrar para eles algumas fichas com rótulos de produtos
conhecidos, logomarcas e propagandas. Mostrar cada uma e perguntar o que está
escrito. Contar a história do livro: O menino que aprendeu a ver/ Ruth Rocha
2º momento: Fazer registro de leitura
do livro.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: conversar com as crianças
sobre coisas que nós gostamos cores, comidas, brinquedos. Explicar para as
crianças que as pessoas gostam de coisas parecidas e diferentes, que cada um é
um. Fazer atividade com o titulo: COISAS QUE EU GOSTO. Registrar a fala de cada
criança para digitar e colar posteriormente nas atividades. Essa atividade será
feita para avaliar o nível de escrita das crianças e suas hipóteses sobre.
Entregar massinha enquanto faço com um aluno por vez. Irei perguntar coisas que
a criança gosta e escolherei 5 coisas para ela escrever do jeito dela e
desenhar no espaço ao lado.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 11 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade,
Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Cores, Vogais A e E, Minhas
preferências.
Objetivos: Identificar algumas cores.
Desenvolver a coordenação motora por meio de pintura com os dedos e modelagem,
Perceber-se como ser único (identidade).
Recursos
materiais: Livro
de literatura, fichas com impressões de logomarcas, papel A4, material de
registro, massinha, tintas guache, papel A3, fichas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento
do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: Bom dia
todas as cores. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Confeccionar mural sobre
cores. Cada criança irá escolher uma cor de tinta e produzirá um trabalho em
folha A3 usando somente a cor escolhida. Trabalhar os nomes das tintas com
vogais e consoantes presentes nos pré-nomes dos alunos. Cantar a música: “Era
uma casa muito engraçada...” identificar e destacar as letras A que aparecerem
e ilustrar conforme o entendimento do aluno (atividade xerocada).
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Continuar atividades do
período anterior. Continuar atividade de avaliação sobre o grafismo da criança
como descrito no dia anterior.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira, 12 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática e
Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Pré-nome, introdução às
noções de quantidades, Identidade, noções de quantidades, sequencia numérica
oral,
Objetivos: Identificar o próprio nome
e o dos colegas, reproduzir contagem oral de quantidades, perceber diferenças e
semelhanças entre os nomes dos amigos.
Recursos
materiais: Fichas
com nomes, caderno de desenho, material de registro, fotos das crianças,
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em
sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do
nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto
ou registro de leitura.
2º momento: Trabalhar o pré-nome.
Colocar as fichas e fotos das crianças no centro da rodinha, pedir que cada
criança pegue sua foto e nome que acredita ser o seu. Fazer contagens das
quantidades de letras, comparações de quantidades (mais/menos e muito/pouco e
maior/menor). Cada criança deverá pegar sua ficha e escrever seu nome no
caderno de desenho.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Aula de damas com o
professor Rodrigo.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre
identidade e nome.
Quinta-feira, 13 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem,
Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Quantificação, Vogal E,
animais selvagens (Elefante).
Objetivos: Compreender a ordem
numérica para contagem oral, associar informações à letras e números.
Recursos
materiais: Material
de registro, impressão com informações tabela interativa para o quanto somos
hoje.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento
do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer
reconto ou registro de leitura.
2º momento: Aula de informática com o
professor Rodrigo.
3º momento: Relembrar a vogal A de Aranha. Fazer
mistério sobre qual vogal vamos aprender, cantar a música: “O elefante queria
voar...” falar para as crianças alguns detalhes sobre os elefantes como local
de origem, hábitos, alimentação, formato de corpo etc. escrever a letra E com
fita adesiva no chão também. Pesquisar a vogal E nos livros de literatura
presente na sala de aula. Fazer atividade com a letra da música, as crianças
deverão encontrar a vogal E no texto e depois confeccionar um elefante usando a
palma da mão conforme figuras abaixo.
4º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Fazer atividades
xerocadas sobre as vogais A e E. Explorar o quadro: “Quantos somos hoje?”
explicar para que serve e como poderemos usá-lo todos os dias para contar e
perceber quem faltou, quantos meninos vieram, quantos faltaram.
6º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 14 de fevereiro
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos
materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na
brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às
14:45): Psicomotricidade.
3º momento (de 14:45 às
15:30): Legozoom.
4º momento (de 15:30 às
16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às
16:45): Inglês
com o professor________________
6º momento (de 16:45 às
17:30)
Música.
7º momento: Organizar a sala para a
saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário