Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 5ª SEMANA DE AULA
DE 24 À 28 DE FEVEREIRO DE 2014
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e
Sociedade
Conteúdos: Vogal O e I.
Objetivos:
Recursos
materiais: Livro
de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de
papel colorido, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala. Levar ao banheiro e encher a jarra com água. Pedir agendas e pastas
com tarefas de casa. Informar o dia com ajuda do calendário e chamar para
rodinha. Em rodinha, trabalhar as fichas com nomes, conversar sobre o final de
semana e contar a história: Orelha de Limão/Katja
Reider. Conversar sobre a história e aprender um pouco sobre as
ovelhas, ver fotos, filhotes, saber sobre a lã e sua importância.
2º momento: Fazer registro de leitura
do livro. Fazer o bingo da palavra OVELHA. As crianças deverão desenhar uma
ovelha e depois colar algodão simulando a lã no corpo da ovelha.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Aula do professor R.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade,
Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Vogal O e revisão das
vogais A, E, I.
Objetivos:
Recursos
materiais: Livro
de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de
papel colorido, tinta guache, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Fazer Recepção em sala
conforme descrito na segunda-feira.
2º momento: Apresentar novamente a
vogal O e brincar de batatinha quente, em uma caixinha fechada estão imagens e
suas palavras correspondentes iniciadas pela letra O. a crianças queimada
deverá “ler” o que está escrito e dizer quantas letras tem. Compararemos as
quantidades de letras em cada palavra e julgaremos em maior/menor e
grande/pequena.
4º momento: Faremos atividade no
caderno de desenho. Com o molde de uma vogal o bem grande escrita no mesmo os
alunos deverão pintar e depois encontrar a vogal O misturada em um pote junto
com muitas outras letras e colar ao longo da letra O.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática,
Artes plásticas.
Conteúdos: CoreS.
Objetivos:
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em
sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do
nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto
ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar o artista múltiplo
Leonardo da Vinci, dizer para as crianças o quanto esse artista era inteligente
e que ele domina muitas áreas do conhecimento como a biologia, mecânica,
desenho, pintura. Fazer leitura das imagens do
artista
Figura 1 - Homem Vitruviano
Figura 2 - Monalisa
Figura 3 - A santa Ceia
Figura 4 - A virgem e o menino com Santa Ana
Explorando elementos figurativos,
dimensão, cores. Falar um pouco sobre a vida do artista.
Propostas de atividades de
releitura:
1.
Fazer trabalho
artístico de releitura da obra Monalisa os alunos receberão partes de um
desenho da obra e cada um irá pintar à sua maneira. Depois nós iremos montar
como um quebra cabeças. Colaremos em uma folha de papel cartão colorido e essa
obra será exposta em sala.
2.
Reproduzir
teatralmente a obra a santa ceia, faremos mantos de tnt e colocaremos as
crianças nas mesinhas simulando a famosa obra do artista.
3.
Vamos
emendar duas folhas de papel pardo e iremos pintar usando tinta na cor amarelo
queimado. Assim que secar faremos os riscos (círculo e quadrado), quando
estiver pronto nós vamos tirar fotos imitando a obra Homem Vitruviano.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Assistir vídeos sobre as
vogais.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre os
temas da semana.
QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem,
Natureza e Sociedade.
Conteúdos:
Objetivos:
Recursos
materiais: Material
de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos
hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala. Fazer rodinha.
2º momento: Com ajuda do calendário,
informar os dias do feriado de carnaval. Conversar sobre o assunto e informar
como surgiu e como é comemorado em algumas cidades do Brasil e principalmente
nossa cidade. Mostrar fotos e músicas comuns nesse período, como por exemplo,
as marchinhas: Mamãe eu quero. Oh jardineira, Chiquita bacana.
3º momento: Fazer atividade sobre a
música. Entregar para cada criança uma folha com uma meia lua amarela já
colada, os alunos deverão completar o desenho para criar a “Chiquita bacana”
4º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Continuar atividade do
período anterior.
6º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Revisão da vogal A.
Objetivos:.
Recursos
materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na
brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às
14:45): Psicomotricidade
com o professor Guto.
3º momento (de 14:45 às
15:30): Fazer
atividade de revisão no caderno, as crianças irão escrever a letra A e desenhar
coisas que começam com a letra A em 4 espaços.
4º momento (de 15:30 às
16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às
16:45): Hora
do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às
17:30)
Música com o professor Bento.
7º momento: Organizar a sala para a
saída na brinquedoteca.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO PARA A 6ª SEMANA DE AULA
DE 3 À 7 DE MARÇO DE 2014
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MARÇO
TERÇA-FEIRA, 4 DE MARÇO
QUARTA-FEIRA, 5 DE MARÇO
Feriado de carnaval
QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem,
Natureza e Sociedade.
Conteúdos:
Objetivos:
Recursos
materiais: Material
de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos
hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala. Fazer rodinha.
2º momento: Fazer atividades de
revisão sobre as vogais com pintura livre, escrita espontânea.
3º momento: Continuar atividades.
4º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Continuar atividade do
período anterior.
6º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Revisão da vogal A.
Objetivos:.
Recursos
materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na
brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às
14:45):
Psicomotricidade com o professor Guto.
3º momento (de 14:45 às
15:30): Realizar
atividades atrasadas ou não executadas.
4º momento (de 15:30 às
16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às
16:45): Hora
do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às
17:30)
Música com o professor Bento.
7º momento: Organizar a sala para a
saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário