Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 7ª SEMANA LETIVA
DE 10 À 14 DE MARÇO
Conteúdos para a semana:
·
Linguagem
oral e escrita:
Vogal U e revisão das demais vogais.
·
Conhecimento
lógico e matemático:
Numeral 1 e noções das grandezas tamanho diferente/mesmo tamanho e maior/menor,
círculo e quadrado.
·
Natureza
e sociedade: Minhas
mãos.
·
Identidade
e autonomia: Expressão
de ideias e sentimentos.
·
Movimento:
Imitar
gestos e vozes.
·
Artes
Visuais: Pintura
de sopro e Artista Vassily Kandinsky.
·
Habilidades e competências:
·
Perceber
a letra inicial (vogal U);
·
Descrever
histórias (reconto);
·
Identificar,
grafar e vocalizar a vogal U,
·
Registrar
ações;
·
Conhecer
o artista citado;
·
Desenvolver
o prazer pelo fazer artístico por meio de pintura;
·
Reproduzir
gestos;
·
Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões.
Recursos materiais a serem utilizados:
·
Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Tesoura
e cola;
·
Tinta
Guache,
·
Atividades
xerocadas;
·
Papel
A3 e A4;
·
Canudo;
·
Material
informativo impresso;
·
Livros
de literatura.
Fontes de pesquisa:
Coleção Vai começar a
brincadeira, FTD. 2012.
SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45:
Acolhida, rotinha, rotina.
Em rodinha, sortear 3
crianças (essa quantidades será ampliada a cada semana), para fazer o reconto
da história do livro que levaram para ler no final de semana. Apresentar para
os amigos qual foi o livro que levou e contar como foi feito o trabalho em
casa. Perguntar para todos os alunos qual foi a história que eles mais gostaram.
Pedir para as crianças apontarem para as orelhas, olhos, nariz e perguntar
quantos de cada nós temos. Apresentar o número 1. Pedir para cada criança olhar
para a própria mão e perguntar para o que servem as mãos. Brincar de espelho,
cada movimento que eu fizer os alunos terão de imitar como escovar os dentes,
pentear os cabelos, fazer carinho, apontar os dedos, escrever, recortar entre
outros. Pedir que os alunos meçam suas mãos com as mãos dos colegas dizendo
qual mão é menor e qual é maior. Depois a brincadeira será de mímica e
adivinhação, eu farei alguns movimentos e os alunos terão de adivinhar o que eu
estou fazendo, depois outro aluno sorteará uma ação em um potinho e fará a
encenação para os demais adivinharem. Todas as crianças, uma por vez ficará em
pé e fará a mímica. Na caixinha do sorteio haverá uma foto de alguém executando
uma ação e a palavra correspondente. Cantar músicas que envolvam os movimentos
dos dedos e mãos como N¯♪polegares,
polegares... Aqui vive um alegre pessoal...¯♪
nessa última música, dizer o nome de cada dedo e falar qual é cada personagem
da música.
·
14:45
às 15:30:
Informática.
·
15:30
às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45: Atividade em folha, as crianças
deverão “caçar as vogais” na letra da música e pintar, carimbar as duas
mãozinhas.
A MÃOZINHA/ELIANA
AQUI VIVE
ALEGRE PESSOAL
FAMILIA BEM ORIGINAL
UM PAI,UMA MÃE,UM IRMÃO,UMA IRMÃ
NENÊ TÃO BONITO E LEGAL
NENÊ TÃO BONITO E LEGAL
QUE FORTE É O PAPAI POLEGAR
QUE BOA É A MÃEZINHA NO LAR
O IRMÃO É MAIOR,A IRMÃ É MENOR
NENÊ VAMOS NOS EMBALAR
NENÊ VAMOS NOS EMBALAR
Brincar
com os jogos pedagógicos.
·
16:45
às 17:30:
Brinquedoteca.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 11 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:30: Acolhida, rotinha, rotina. Com o trabalho já seco (do dia anterior)
relembrar os nomes dos dedos e desenhar nos dedinhos os rostos de cada membro
da família descrita na música.
·
14:30
às 15:30: Lego Zoom.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45: Voltar a rodinha e escolher 4
alunos: um maior, um menor e dois do mesmo tamanho. Pedir que as crianças apontem qual alunos é
maior e qual é menor, com as duas crianças de altura igual perguntar quem é
maior quem é menor, é comum que a criança aponte um dos indicados, explicar que
as duas crianças possuem o mesmo tamanho. Colocar sobre a mesa alguns círculos
e quadrados de tamanhos diferentes e também iguais. Os alunos deverão indicar
procurar 2 figuras com tamanho igual e duas de tamanhos diferentes. Colocar
duas crianças em um local e o restante no outro, perguntar qual lugar tem
muitas crianças e qual tem poucas. Fazer atividades formais, em uma folha
dividida ao meio as crianças deverão colar duas figuras de tamanhos iguais na
primeira parte e de tamanhos diferentes na segunda. Em outra folha as crianças
deverão colar muitas folhinhas na árvore maior e poucas na árvore menor.
·
16:45
às 17:30: Parque.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 12 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45:
Acolhida, rotinha, rotina contar a história: fazer registro reflexivo do livro.
·
14:30
às 15:30:
Cozinha experimental. Fazer
Cookie de banana e
aveia
Ingredientes:
1 banana nanica
(ou d'água) média;
2 tâmaras secas (ou
ameixas secas);
5 colheres (sopa) de
aveia em flocos;
1 colher (café) rasa
de óleo de soja, canola, ou o de sua preferência;
5 gotas de essência
de baunilha;
1 colher (café) de
mel. O mel é opcional, eu usei porque gosto mesmo, no livro não havia este
ingrediente. Você também pode acrescentar 1 colher (café) de adoçante culinário
em pó, ou a mesma quantidade de açúcar (pode ser mascavo também). Acho que fica
mais docinho, mas para quem não curte alimentos doces demais, o açúcar da
banana já basta.
Modo de preparo:
Preaqueça o forno em
200°. Amasse bem a banana e as tâmaras (ou ameixas)., se as ameixas estiverem
secas, deixe-as de molho em água quente por 15 minutos. Pode usar ameixas.
Com o purê de frutas
pronto, adicione a aveia, o óleo e o mel. Com a ajuda de duas colheres pequenas
faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada com manteiga. Eu não untei
porque usei um tapetinho de silicone. A massa fica mole mesmo, não fica em
ponto de enrolar com as mãos, fica em ponto de "pingar" na assadeira
formando um montinho firme. Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Como os fornos
são muito diferentes dependendo da marca, sugiro que após 15 minutos você veja
se os cookies já estão dourados por baixo.
·
15:30
às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45:
Realizar texto coletivo sobre a cozinha experimental. Com desenho e texto
·
16:45
às 17:30:
Dama.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45:
Acolhida, rotinha, rotina. Momento da história. Fazer registro de leitura.
Voltar a rodinha e fazer o jogo batatinha quente com a vogal U. Pintar a vogal
U no caderno. Fazer atividade xerocada sobre a vogal U.
·
14:45
às 15:30: mostrar para as crianças algumas curiosidades
sobre o urubu. Realizar atividade coletiva sobre os urubus. Falar muito
brevemente sobre o texto informativo. Ler para as crianças as informações
retiradas da internet vou ler algumas informações sobre os urubus e os alunos
deverão desenhar um urubu e escrever da sua maneira a palavra urubu em folha
A3. Serão usadas de 3 a 4 folhas, cada uma será construída por um grupo de 3 a
4 alunos.
·
15:30
às 16:00:
Dia da fruta,fazer partilha e distribuir as frutas que os alunos trouxeram de
casa. Lanche e higiene. Parque.
·
16:00
às 16:45:
Apresentar
para os alunos o artista as obras
Figura 1-Succession
Figura 2-Yellow, Red and Blue
Fazer leitura das imagens explorando elementos
figurativos, dimensão, cores. Falar um pouco sobre a vida do artista. Fazer
trabalho artístico usando tinta guache diluída, as crianças deverão pingar a
tinta sobre o papel com ajuda de uma colher e assoprar para fazer as manchas de
tintas. O trabalho fica semelhante a
esse ao lado.
·
16:45
às 17:30:
Inglês.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 14 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45: Acolhida. Psicomotricidade.
·
14:45
às 15:30: Finalizar atividades em atraso. Fazer atividades xerocada sobre o
numeral 1. Fazer atividades de revisão de maneira coletiva e individual.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45: Hora do brinquedo.
·
16:45
às 17:30: Dama.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário