Planejamento
para a 21ª semana letiva
De 16 à 20 de Junho.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1. Linguagem oral e escrita:
Letra B. Nome e sobrenome.
Palavras: Boneca, biscoito, barriga,
banho, bilboquê, bola, bala, beijo Boca, bacia, balde, balão.
Habilidades:
· Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
· Conhecer
e reproduzir o som da letra C, Descrever histórias (reconto);
· Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra B;
· Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·
Reconhecer
as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar
materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula
(chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
· Identificar a escrita do próprio nome.
· Escrever com e sem modelo o próprio nome.
· Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
· Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da
turma.
· Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o
alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras
usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
2. Conhecimento lógico e
matemático:
Brincadeiras
com números
Habilidades:
· Compreender
a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
· Identificar
os numerais,
· Quantificar,
identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e sociedade: Higiene
Habilidades:
· Conhecer
hábitos de higiene pessoal;
· Perceber
as consequências quando não mantemos uma boa higiene;
· Identificar
produtos de higiene;
· Indicar
como é realizada a higiene.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Escravos de Jó
Habilidades:
· Aprender
as regras do jogo,
· Desenvolver
resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
· Cantar
e dançar,
· Aprender
marcação de ritmos.
Recursos materiais a serem utilizados:
· Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
· Aparelho
de som, C d;
· Tesoura
e cola;
· Tinta
Guache;
· Atividades
xerocadas;
· Papel
pardo
· Papel
A4;
· Material
informativo impresso;
· Livros
de literatura;
Fontes de pesquisa:
· CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed.
São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
· RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro:
Bertrand, 2002. p. 284.
· Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 16 de junho
·
14:00 às 14:45:
Aula de Psicomotricidade.
· 14:45 às 15:30:
Rotina (chamadinha, fichas, calendários, quantos somos hoje?) Fazer revisão da
letra C e demais letras no alfabeto de palavras e apresentar a letra B. Fazer o
jogo batatinha-quente, em cada palavra “lida” pelas crianças apontar o som da
letra B inicial com as vogais. Começar a confeccionar um bilboquê com os alunos
usando cola colorida.
· 15:30 às 16:00: Higiene
e lanche.
· 16:00 às 17:30: Hora do conto com a história:__________________________________________________________________________________________
Fazer registro da História (desenho da parte que
mais gostou).
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Não haverá aula. Jogo do Brasil!
Quarta-feira, 18 de junho
· 14:00 às 15:30: Rotina. Retomar o estudo da letra B com
revisão de palavras e fotos de coisas iniciadas com a letra B.
· 15:30 às 16:00:
Higiene e lanche.
· 16:30 às 16:45:
Fazer atividade no caderno sobre a letra B, colando bolinhas de papel crepom na
letra B.
· 16:45 às 17:30:
Aula de Damas.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 19 de junho
Feriado
de Corpus Christi
Sexta-feira, 20 de junho
· 14:00 às 14:45:
Acolhida, Rotina, fichas, chamadinha. Conversar sobre higiene. Mostrar para os
alunos produtos que utilizamos para manter a nossa higiene como xampu,
condicionador, sabão, sabonete, escova de dente, pente. Mostrar para os alunos
algumas doenças que temos quando não fazemos uma boa higiene. Fazer um bingo da palavra
Banho, no espaço abaixo da palavra os alunos deverão desenhar alguém tomando
banho.
·
15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00 às 17:30:
Continuar
atividade do período anterior. Iniciar confecção da capa de atividades do 2º
bimestre. As crianças irão compor obra usando tintas, papéis, lápis de cor e
giz de cera nas cores: amarelo, verde e azul. Plano B: usar a técnica do
gotejamento do artista Jackson Pollock
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca brincando com os bilboquês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário