Planejamento para a 23ª semana letiva
De 16 à 20 de Junho.
Conteúdos
e habilidades para a semana:
1. Linguagem oral e escrita:
Revisão das vogais e consoantes F, M, P, R e S, B e C.
2. Conhecimento lógico e matemático:
Avaliação diagnóstica de identificação e escrita dos numerais de 1 à10.
3. Natureza e sociedade: Higiene
pessoal/A família
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Postura
ao sentar-se,
Dança
das cadeiras,
Pintura,
5. Músicas:
·
Escove os dentes/ Xuxa,
·
O sapo não lava o pé/
Domínio público,
·
Lava a mão/Galinha pintadinha.
·
Músicas sobre números.
6. Valores: Respeito
com o próprio corpo e o dos colegas.
7. Artes visuais: Gotejamento
e Artista Jackson Pollock. Mosaico e pintura espelhada.
8. Data comemorativa ou tema: férias e mural.
Recursos materiais a
serem utilizados:
·
Material de registro (lápis de escrever,
giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Aparelho de som, C d;
·
Tesoura e cola;
·
Tinta Guache;
·
Atividades xerocadas;
·
Papel pardo
·
Papel A4;
·
Material informativo impresso;
·
Livros de literatura;
Fontes de pesquisa:
·
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização
sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural.
2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·
Coleção vai começar a brincadeira,
Manual pedagógico. FTD, 2011.
·
Segunda-feira, 21 de
julho
·
14:00
às 14:45: Aula
de Psicomotricidade.
·
14:45
às 15:30: Informática.
Rodinha: Conversar sobre as férias, o que
cada um fez. Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas,
quantos somos hoje?) Revisar as letras estudadas com brincadeiras de
identificação e escrita, apontar a letra que que pronunciar o som (estilo
gincana). Fazer atividade no caderno com o título: Letras que eu já conheço...
·
15:30
às 16:00:
Higiene e lanche. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para
lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para
escovar os dentes e língua.
·
16:00 às 17:30:
Rodinha: Conversar sobre as férias, o
que cada um fez. (chamadinha, fichas, calendários, quantos somos hoje?) Fazer
desenho sobre as férias com o título: Minhas férias foram assim...
Guardar os pertences e brincar de dança das
cadeiras.
·
17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 22 de
julho
·
14:00 às 14:30:
Rodinha com rotina
(chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Conversar com
os alunos sobre higiene pessoal. Mostrar fichas com fotos de ações de higiene
para as crianças dizerem o que a criança da figura está fazendo e quais
produtos utilizamos para realizar essa higiene.
·
14:30 às 15:30:
Lego Zoom.
·
15:30 às
16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e
reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche
demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·
16:00
às 17:30: Continuar atividade do descrita no 1º
momento. Entregar para cada aluno um encarte de mercado ou farmácia para eles
buscarem produtos de higiene pessoal, recortar e colar em página com o título:
Para uma boa higiene pessoal eu preciso de...
Guardar os pertences e brincar de
dança das cadeiras.
Quarta-feira, 23 de
julho
·
14:00
às 15:30:
Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas,
quantos somos hoje?) Revisar as letras estudadas com brincadeiras de
identificação e escrita, apontar a letra que pronunciar o som (estilo gincana).
Reforçar com os alunos a postura correta que utilizamos para comer, o respeito
com o corpo dos colegas e com o seu próprio. Fazer desenho sobre higiene
pessoal apoiados nas fichas com o Título: Higiene pessoal (escrito pelos alunos
copiando do quadro).
·
15:30 às
16:00: Higiene e lanche. Ir ao banheiro com os alunos e
reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche
demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·
16:30
às 16:45: Continuar atividade do período anterior.
Fazer contação de história utilizando a técnica dos objetos para contar a
História: As cegonhas/ Castelo Rá-tim-bum. Fazer desenho sobre a parte que mais
gostou.
·
16:45
às 17:30: Aula de Damas.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 24 de
julho
·
14:00 às 15:30: Rodinha
com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?)
atividade no caderno. Fazer o bingo da palavra banho, a criança deverá fazer o
desenho dela tomando banho.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento
para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para
escovar os dentes e língua.
·
16:00 às 16:45: Cantar músicas com números como:
1, 2, 3 indiozinhos/domínio público; 1 minhoquinha faz ginastiquinha/Domínio
Público;
Ensinar a seguinte música com o
ritmo da música O cravo brigou com a rosa
O
zero é redondinho.
O
um é bem magrinho.
O
dois é um patinho.
O
três é um coelhinho.
O
quatro vela de barco.
O
cinco barrigudinho.
O
seis é uma cobrinha.
O
sete é uma zebrinha.
O
nove é uma florzinha.
Os
números são amiguinhos...
E
ajudam a ficar sabidinhos!
Fazer atividade no
caderno sobre os números. Colarei a letra da música no caderno e farei uma
espécie de ditado, pedindo que os alunos escrevam um número por vez (o objetivo
é avaliar quais crianças reconhecem os numerais e sabem escrever os mesmos).
·
16:45 às 17:30: Inglês.
·
17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 25 de julho
·
14:00 às 14:45:
Apresentar para as crianças o artista polonês Jackson Pollock, fazer leitura de
algumas obras e preparar a sala para os alunos experimentarem a técnica do
artista jogando tinta diluída em água, misturada com cola e farinha de trigo do
alto de uma cadeira com a folha no chão (o chão estará forrado com tnt, papel
pardo ou jornal no perímetro de 4x4 mt.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e
reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche
demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·
16:00
às 17:30: Hora do Brinquedo. Fazer pintura espelhada com
as crianças em pequenos grupos enquanto as outras brincam com seus brinquedos
trazidos de casa. Se sobrar tempo fazer mosaico também.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário