Planejamento para a
24ª semana letiva
De 28/07 à 1º/09.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1. Linguagem oral e escrita:
Letra T/ palavraTartaruga/telefone/tatu/tijolo/toca/
2. Conhecimento lógico e matemático:
Numeral
1 e 2 (identificação, quantificação e escrita).
3. Natureza e sociedade: Alimentos
saudáveis e pouco saudáveis.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Vestir-se
e despir-se sozinho;
Cabo
de guerra
Brincadeira
da serpente
Pipoca
(brincadeira de roda)
5. Músicas:
·
Escove os dentes/ Xuxa,
·
O que quê tem sopa do
neném?/palavra cantada
·
De abóbora faz melão, de melão faz
melancia/ domínio público.
·
O chefe Chico/Chiquititas
·
Pé de nabo/Palavra Cantada
·
Como pode um peixe vivo/Domínio Público
6. Valores: Respeito
às diferenças físicas e comportamentais dos outros
7. Artes visuais: Dobradura/intervenção
fotográfica (colagem)
Artista:
Pablo Picasso
8. Data comemorativa ou tema:
Recursos materiais a serem utilizados:
· Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
· Aparelho
de som, C d;
· Tesoura
e cola;
· Tinta
Guache;
· Atividades
xerocadas;
· Papel
pardo
· Papel
A4;
· Material
informativo impresso;
· Livros
de literatura;
Fontes de pesquisa:
· CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o
BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
· RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
p. 284.
· Coleção vai começar a brincadeira, Manual
pedagógico. FTD, 2011.
· Youtube
Segunda-feira, 28 de julho
· 13:45 às 14:00:
Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e
agendas.
· 14:00 às 14:45:
Aula de Psicomotricidade.
· 14:45 às 15:30:
Informática.
· 15:30 às 16:30: Higiene,
lanche, organização da sala e parquinho.
· 16:00 às 17:30:
Rodinha: apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante a semana para os
alunos. Conversar um pouco sobre cada assunto. Ensinar para as crianças as
músicas: Sopa (Palavra Cantada) cantar com ritmo uma vez, depois fazer a
“leitura” da música usando cards com imagens e suas respectivas palavras (explorar os numerais 1, 2 e 3).
Brincar da brincadeira da serpente.
Jeito de brincar
Letra de música
"Esta é a história da serpente
Que desceu do morro para procurar
Um pedacinho do seu rabo
Você também, você também
Faz parte desse rabão."
Que desceu do morro para procurar
Um pedacinho do seu rabo
Você também, você também
Faz parte desse rabão."
·
17:30 às 17:45:
Saída na
brinquedoteca.
Terça-feira, 29 de julho
· 13:45 às 14:00:
Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e
agendas.
·
14:00 às 14:30:
Rodinha com rotina
(chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do
alfabeto com o mural de palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da caixa
haverá um aparelho telefônico, a letra T do alfabeto de sala, pedir que as crianças
digam qual é o som da letrinha T. mostrar o ponto de articulação da letra T.
fazer o jogo batatinha quente para os alunos “lerem” palavras iniciadas pela
letra T. Fazer leitura da música Sopa
com os cards (explorar os numerais 1, 2 e 3).
·
14:30 às 15:30:
Lego Zoom.
· 15:30 às 16:30: Higiene,
lanche, organização da sala e parquinho.
· 16:30 às 17:30:
Apresentar para as crianças algumas curiosidades sobre as tartarugas. Fazer o
bingo da palavra tartaruga, a escrita da palavra e o desenho do animal, no
caderno de desenho. Pintar o contorno da letra T no caderno.
* Guardar os pertences e organizar a sala.
*Brincar de pipoca
Jeito de brincar
Os participantes pulam -
para frente, para trás, para um lado e para o outro - imitando pipoca saltando
na panela. Enquanto pulam, todos cantam a música abaixo. E continuam cantando e
pulando até cansar.
Letra de música
"É um tal de poc,
popoc, poc, poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc"
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira, 30 de julho
· 13:45 às 14:00:
Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e
agendas.
· 14:00 às 15:30: Rodinha
com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?,
revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da
caixa surpresa haverá fotos um livro com a história João e Maria, conversar com
as crianças sobre alguns aspectos como alimentação saudável, alimentos pouco
saudáveis, excesso de doces entre outros pertinentes à alimentação. Mostrar
para as crianças algumas fotos de comidas e pedir que elas digam se estes são
muito saudáveis ou pouco saudáveis. Apresentar para as crianças a música e
dança “Chefe Chico/ Chiquititas). Após esse momento, as crianças irão pesquisar
em revistas alimentos para recortar. No
caderno, haverá o título: alimentos muito saudáveisX alimento pouco saudáveis,
as criança deverá buscar entre ou alimentos recortados o mais adequado para
colar abaixo do comando.
· 15:30 às 16:30:
Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
· 16:45 às 17:30:
Aula de Damas.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 31 de julho
· 13:45 às 14:00:
Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e
agendas.
· 14:00 às 15:30:
Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas,
quantos somos hoje?) Fazer leitura da música Sopa com os cards (explorar os
numerais 1, 2 e 3). Brincar de sorteio dos números. Colocam alguns palitos ao
centro da mesa e sortear alguns numerais de 1 à 5, a cada número sorteado, a
criança deverá pegar uma quantidade de palitos, ex: “o numero sorteado é o
número... (esperar a resposta das crianças), agora vamos ver quem é que vai
pegar 5 palitos mais rápido, dar parabéns para todas as crianças e ajudar
aquelas que sentirem dificuldades. Fazer atividade sobre os numerais 1 e 2. Em uma folha
ofício no tamanho A4, em posição paisagem, as crianças deverão pintar os
numerais e buscar uma quantidade de algum objeto para quantificar os numerais
(2 palitos, 2 adesivos etc...)
· 15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e
parquinho.
· 16:0 às 16:45: Continuar atividade do período anterior. Fazer
brincadeiras descritas e, ou brincadeiras de roda.
· 16:45 às 17:30: Inglês.
· 17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 1º de agosto
· 13:45 às 14:00:
Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e
agendas.
· 14:00 às 14:45:
Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos
hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Apresentar para os alunos
o artista plástico espanhol Pablo Picasso. Entregar para os alunos revistas,
tesouras e cola para que eles possam criar livremente um trabalho inspirado nas
obras do artista.
· 15:30
às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
· 16:00 às 17:30:
Hora do Brinquedo. Fazer pintura
espelhada com as crianças em pequenos grupos enquanto as outras brincam com
seus brinquedos trazidos de casa. Se sobrar tempo fazer mosaico também.
* Guardar os pertences e organizar a
sala.
* Brincar de pipoca
* Brincar de serpente
* Brincar de cabo de guerra
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário