1.
Linguagem oral e escrita: Letra L.
palavras: lobo, leão, lápis, lua, limão.
2. Conhecimento lógico e
matemático:
Numeral 3 e 4 (identificação, quantificação e escrita). Formas
geomátricas
3. Natureza e sociedade: órgãos dos sentidos.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo/
Músicas:
1, 2
feijão com arroz...
Vamos
brincar nos bosque enquanto seu lobo não vem...
O leão
é o rei lá na floresta...
Saia,
saia, saia piaba.
Boca do
forno/chefinho mandou
5. Valores: Solidariedade.
6. Artes visuais: Colagem com areia e pintura.
Artista: Romero Brito
7. Data comemorativa ou tema:
Dias dos pais, montagem do calendário do mês.
Materiais a serem utilizados:
·
Material de registro (lápis de escrever,
giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Aparelho de som, C d;
·
Tesoura e cola;
·
Tinta Guache;
·
Atividades xerocadas;
·
Papel pardo
·
Papel A4;
·
Material informativo impresso;
·
Livros de literatura;
Fontes de
pesquisa:
·
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização
sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural.
2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·
Coleção vai começar a brincadeira,
Manual pedagógico. FTD, 2011.
·
Projto
Buriti Mirim. Volume 1. Manual do professor. 2011.
Segunda-feira, 4 de agosto
· 13:45 às
14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e
organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
· 14:00 às
14:45:
Aula de Psicomotricidade.
· 14:45 às
15:30: Informática.
· 15:30 às
16:30: Higiene, lanche, organização da sala e
parquinho.
· 16:00 às 17:30: Rodinha: apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante a
semana para os alunos. Conversar um pouco sobre cada assunto. Ensinar para as
crianças as músicas. Montar o calendário de varal com os alunos. Fazer batatinha-quente com caixinha de
palavras e imagens de coisas com a letra L.
·
17:30 às 17:45: Saída no hall.
Terça-feira, 5 de agosto
· 13:45 às
14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e
organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·
14:00 às
14:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas,
calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de
palavras.). Conversar sobre o dia dos pais, fazer diploma de melhor pai, as
crianças deverão preencher o diploma com o nome do pai e o seu próprio. Mostrar
para as crianças cards com pedaços escritos e imagens da música 1, 2 feijão com
a arroz... As crianças deverão descobrir que músicas é essa.
·
14:30 às 15:30: Lego Zoom.
· 15:30 às
16:30: Higiene, lanche, organização da sala e
parquinho.
·
16:30 às 17:30: Fazer com
fitas alguns círculos, quadrados e triângulos no chão. Dentro de cada figura
geométrica dessas haverá um número de 0 à 10. Brincar de chefinho mandou com os
alunos usando esse recurso. Entregar para os alunos a letra da música, eles
deverão encontrar os numerais 3 e 4 e pintar. Colar arroz e feijão na borda da
música.
· 17:30 às 17:45: Saída no hall.
Quarta-feira, 6 de agosto
· 13:45 às
14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e
organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
· 14:00 às
15:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas,
calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de
palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da caixa surpresa haverá livros que
tenha o personagem do lobo, Conversar com as crianças sobre alguns aspectos da
vida dos lobos, explorar a brincadeira seu lobo está?
Seu lobo
Um jogador é escolhido para ser o lobo e se esconde. Os demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam: “Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem, tá pronto, seu lobo?” O seu lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar. Então os demais participantes se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes. A brincadeira se repete até que, numa dada vez, seu lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás dos outros. Quem for pego, passa a ser o novo seu lobo.
· 15:30 às
16:30: Higiene, lanche, organização da sala e
parquinho. Levar atividade de casa!
· 16:45 às
17:30: Aula de Damas.
· 17:30 às
17:45: Saída no hall.
Quinta-feira, 7 de agosto
· 13:45 às
14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e
organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
· 14:00 às
15:30: Rodinha com
rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?)
relembrar a música da brincadeira do lobo, entregar para cada criança uma cópia
da música. Propor um desafio: os alunos deverão tentar encontrar a letra L, a
sílaba Lo e a palavra LOBO. Desenhar um lobo ao lado.
· 15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
· 16:0 às 16:45: Continuar atividade do
período anterior. Atividades xerocadas. Fazer brincadeiras descritas e, ou
brincadeiras de roda.
· 16:45 às 17:30: Inglês e música.
· 17:30 às 17:45: Saída no hall.
Sexta-feira, 8 de agosto
· 13:45 às
14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e
organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
· 14:00 às
14:45: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas,
calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de
palavras.). Apresentar para os alunos o artista plástico Brasileiro Romero
Brito, Fazer leitura de algumas obras. Fazer com pequenos grupos de alunos uma
pintura com cola, areia e tinta. Os alunos farão algum desenho usando o bico da
cola branca. Esperar secar e pintar os espaços entre o desenho da cola com
areia.
· 15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e
parquinho.
· 16:00 às
17:30: Hora do Brinquedo.
· 17:30 às
17:45: Hora cívica. Saída no hall. Levar
atividade de casa!
Propostas de atividades caso sobre tempo durante a
semana:
· Bingo da palavra telefone,
· Confeccionar telefone sem fio com barbantes e copos descartáveis,
· Pintar a letra L no caderno,
· Fazer atividade de escrita, pintura e quantificação
dos numerais 3 e 4,
· Atividade de dia dos pais para o portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário