Planejamento
para a 20ª semana letiva
De 9 à 13 de Junho.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1. Linguagem oral e escrita:
Letra C. Nome e sobre nome
Palavras:
Habilidades:
· Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
· Conhecer
e reproduzir o som da letra C, Descrever histórias (reconto);
· Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra C;
· Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·
Reconhecer
as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar
materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula
(chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
· Identificar a escrita do próprio nome.
· Escrever com e sem modelo o próprio nome.
· Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
· Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da
turma.
· Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o
alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras
usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.
2. Conhecimento lógico e
matemático:
Brincadeiras
com números
Habilidades:
· Compreender
a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
· Identificar
os numerais,
· Quantificar,
identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e sociedade: alimentação saudável, plantas (frutos(côco))
Habilidades:
· Indicar
os detalhes de uma planta;
· Conhecer
plantas comestíveis;
· Aprender
um pouco mais sobre alimentação saudável;
· Perceber
a origem dos alimentos.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Dança das cadeiras e cantigas de roda.
Habilidades:
· Aprender
as regras do jogo,
· Desenvolver
resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
· Cantar
e dançar,
· Aprender
marcação de ritmos.
Recursos materiais a serem utilizados:
· Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
· Aparelho
de som, C d;
· Tesoura
e cola;
· Tinta
Guache;
· Atividades
xerocadas;
· Papel
pardo
· Papel
A4;
· Material
informativo impresso;
· Livros
de literatura;
Fontes de pesquisa:
· CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed.
São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
· RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro:
Bertrand, 2002. p. 284.
· Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 9 de junho
· 14:00 às 14:45:
Aula de Psicomotricidade.
· 14:45 às 15:30:
Apresentar para as crianças, fichas com seus nomes e 1º sobrenomes. Fichas por
fichas as crianças deverão descobrir o que está escrito após o seu nome. Usar o
quadro de pregas para organizar quantas crianças estão presentes e quantas
faltaram. Explorar o quadro de “Quantos somos hoje?”. Montar o calendário de
varal, entregar aleatoriamente 4 ou 5 dias para cada crianças e ir pedindo:
“quem está com a quinta-feira, número 12? Depois do número 7 qual é o número?”
e o calendário de velcro, fazer data todos os dias.
· 15:30 às 16:00: Higiene
e lanche.
·
16:00 às 17:30: Hora do
conto com a história:___________________________
_______________________________________________________________
Fazer registro da História (desenho da parte que
mais gostou).
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 10 de junho
·
14:00
às 14:30: Fazer rodinha e refazer “chamadinha” no
quadro de pregas explorando as fichas com nomes e sobrenomes, presentes e
ausentes. Em rodinha, usar a caixa surpresa para apresentar os sons da letra C,
fazer o jogo “batatinha-quente” e depois “preguicinha”. Tirar da caixa mágica
uma porção de conchinhas e perguntar para as crianças quem sabe o que é aquilo,
de onde vem, entre outras, ouvir atentamente as respostas dos alunos e explicar
para eles sobre as conchinhas do mar, os moluscos.
· 14:30 às 15:30:
Lego Zoom.
· 15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00
às 17:30: Continuar atividade do descrita no 1º
momento. Fazer atividades xerocadas sobre a letra C e os numerais. Guardar
agendas e esperar saída no parque.
Quarta-feira, 11 de junho
· 14:00 às 15:30: Ir
para a cozinha experimental e fazer Mousse de Côco. Deixar gelando para comer
na hora do lanche. Rotina. Fazer chamadinha, trabalho com fichas de nomes e
sobrenomes.
· 15:30 às 16:00:
Higiene e lanche.
· 16:30 às 16:45:
Fazer atividade no caderno sobre a letra C, em uma folha os alunos deverão
pintar um molde de letra C .
· 16:45 às 17:30:
Aula de Damas.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 12 de junho
Não
haverá aula, início da copa do mundo.
Sexta-feira, 13 de junho
·
14:00 às 14:45:
Acolhida, Rotina, fichas, chamadinha. Contar a história do Príncipe não!
Conversar sobre a história, fazer perguntas sobre. Confeccionar uma coroa
usando papel cartão. Entregar para as crianças uma coroa e pedir que os alunos
escrevam um brasão com a letra C, decorar suas coroas com papel laminado para
simular as pedras preciosas comuns em coros imperiais.
· 15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
· 16:00 às 17:30:
Fazer o bingo da palavra coelho, os alunos deverão desenhar um coelho no espaço
abaixo da palavra.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca usando as coroas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário