Planejamento para a
19ª semana letiva
De 2 à 6 de junho.
Isabella, estou repetindo esse planejamento
pois durante a semana que ele estava previsto, eu decidi fazer atividades de
revisão e avaliação dos conteúdos abordados até então, principalmente as letras
F, P, M, A, E, I, O e U. Modifiquei pouquíssimas coisas neste.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1.
Linguagem oral e escrita: Letra R.
Palavras: Rapadura, Renda, retalho, roupa, Rosinha, rede,
rádio, rosto,
Habilidades:
·
Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
·
Conhecer
e reproduzir o som da letra R, Descrever histórias (reconto);
·
Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra R;
·
Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
2.
Conhecimento lógico e matemático:
Revisão
dos conceitos de proporção e massa.
Habilidades:
·
Registrar
ações;
·
Estruturar
a localização de elementos adotando um referencial;
·
Compreender
a sequência crescente dos numerias (0 à 5);
·
Quantificar,
identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3.
Natureza e sociedade: Plantas
Habilidades:
·
Indicar
os detalhes de uma planta;
·
Conhecer
plantas comestíveis;
·
Aprender
um pouco mais sobre alimentação saudável;
·
Perceber
a origem dos alimentos.
4.
Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Jogo da memória
e amarelinha
Habilidades:
·
Aprender
as regras do jogo,
·
Perceber
a ligação dos pares;
5.
Artes Visuais: Releitura de Tarsila do Amaral.
Habilidades:
·
Desenvolver
coordenação motora por meio de pintura em tecido com pincel;
·
Adquirir elementos para
apreciação de uma obra de arte;
·
Construir uma releitura de obra
consagrada
Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade;
Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade;
·
Reconhecer diferentes formas de
representação de um mesmo ser ou objeto;
·
Expor ideias e impressões a
partir de uma obra de arte;
·
Identificar, valorizar e
respeitar a diversidade das produções individuais.
Recursos materiais a serem utilizados:
·
Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Aparelho
de som, C d;
·
Tesoura
e cola;
·
Tinta
Guache;
·
Atividades
xerocadas;
·
Papel
pardo
·
Papel
A3 e A4;
·
Material
informativo impresso;
·
Livros
de literatura;
Fontes de pesquisa:
·
CAGLIARI,
Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione,
2010. p. 423.
·
RIZZO,
Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·
Coleção
vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 2 de junho
·
14:00 às 14:45: Aula de Psicomotricidade.
·
14:45 às 15:30: Ensaiar para festa junina!.
·
15:30 às 16:00: Higiene e lanche.
·
16:00
às 17:30: Apresentar para as crianças a letra R apresentar
os sons produzidos pelo fonema /r/ (de garganta e vibrado). Fazer o jogo
batatinha-quente com eles, depois a brincadeira “preguicinha”. Usar a caixa
surpresa para mostrar a rapadura e conversar com as crianças sobre o plantio da
cana-de-açúcar, os trabalhadores, o manejo da cultura, os nutrientes que a cana
produz e os produtos derivados da cana (açúcar e rapadura). Oferecer para as
crianças um pedaço de rapadura. Fazer pintura do molde vazado da letra R no caderno.
·
17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 3 de junho
·
14:00 às 14:30: Fazer rodinha e retomar as
brincadeiras descritas no dia anterior. Fazer atividade no caderno sobre a
letra R conforme modelo ao lado. Ler com as crianças o texto, brincar de “Qual
é o desenho?” vou fazer alguns desenhos no quadro e as crianças têm de acertar
antes que eu termine, os desenhos tem de ser com o som iniciado pelo fonema /r/,
feito alguns desenhos eu irei
escrever as
palavras pedindo ajuda para as crianças, elas levantarão hipóteses de escrita.
No texto, os alunos deverão encontrar a letra R e pintar, no segundo espaço os
alunos deverão tentar grafar a letra R no terceiro espaço os pequenos deverão
escolher desenhos cujos nomes se iniciam pelo fonema /r/ e tentar escrever as
palavras.
·
14:30
às 15:30: Lego Zoom.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 17:30: Ensaiar para festa junina! Continuar a atividade do primeiro
momento. Fazer atividades xerocadas sobre a letra R. Arrumar os pertences para
a saída no parque.
Quarta-feira, 4 de junho
·
14:00 às 15:30: Rotina. Fazer atividades sobre os
numerais no caderno e xerocadas sobre os números.
·
15:30 às 16:00: Higiene.
·
16:30 às 16:45: Ensaiar para festa junina! Explorar os numerais, quantidades no jogo “Quantos somos
hoje?” e “Jogo batalha”. Continuar atividade do período anterior.
·
16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·
17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 5 de junho
·
14:00
às 15:30: Rotina.
Usar a caixa surpresa para fazer a brincadeira da batatinha quente com os
alunos. Dentro da caixa haverá outra caixinha menor com figuras e suas
respectivas palavras iniciadas por m, quando a criança for “queimada” ela
deverá abrir a caixinha e “ler” a palavra para os colegas, aproveitar o momento
para revisar os sons da letra M, seus encontros com as vogais, vogais presentes
nas palavras e quantidades de letras. Aproveitar a rodinha e abrir a caixa e
expor os trabalhos da Artista Brasileira Tarsila do Amaral, falar um pouco
sobre a mesma e o momento histórico que ela viveu no Brasil.
Figura 1 – Foto Tarsila do Amaral
Figura 2 – Obra intitulada “EFCB”
Figura 3 – A Feira
Figura 4 – Aboporu
Explorar os elementos presentes
nas obras como temas, proporcionalidade, cores, materiais utilizados. As
crianças deverão escolher uma das obras e fazer seu desenho sobre elas usando
giz de cera preto e depois pintar usando tinta guache.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 16:45: Continuar atividade do período
anterior. Ensaiar para festa junina!
·
16:45 às 17:30: Inglês.
·
17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 6 de junho
·
14:00 às 14:45: Acolhida. Fazer novamente a
brincadeira Amarelinha e revisar os numerais. Fazer atividade no caderno sobre
o numeral 1, pintar o número 1 e colar uma figurinha. Fazer isso com o número 2
também.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 17:30: Continuar a atividade do período
anterior. Ensaiar para festa junina! Fazer atividades xerocadas sobre
os assuntos abordados durante a semana em pequenos grupos, os demais estarão
brincando com os brinquedos trazidos de casa.
·
17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sábado, 7 de junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário