Planejamento para 5ª semana letiva
19 à 23 de fevereiro.
Segunda-feira, 19 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Tabelas, numerais, quantidades.
Sequência lógica. Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar grafar e representar numerais e suas quantidades.
Compreender o uso da matemática em nossas vidas. Ampliar vocabulário e leitura
por meio de jogos e brincadeiras.
Recursos:
jogos pedagógicos, livros, material de
registro.
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2002. Bertrand.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de
aula.
2º momento: Corrigir tarefas de casa. Sentar em roda e conversar
sobre as perguntas da página 13 do livro de Matemática. Iremos fazer juntos as
atividades das páginas 15, 16, 17 e 18 juntos.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Realizar rodas de grupos de
leitura tais como: dominó de imagens e palavras; Correio de palavras; Passa a
lata com figuras dentro e letras no centro para parear/relacionar, bingo das
palavras. Os alunos serão divididos em 4 grupos e iremos jogar e brincar com
esses jogos.
Correio de
palavras:
Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de
gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de
acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais
crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um
número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao
final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo
alfabetizador.
5º momento: Explicar tarefa de casa. Fazer tarefa da página 11 e 19 do
livro de Matemática. Os alunos irão escrever na agenda a tarefa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Terça-feira, 20 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita; Correspondência
imagem/som/letra inicial.
Objetivos
(geral e específicos): Fazer correspondência entre
som/letra inicial e imagens. Identificar letras do alfabeto. Reproduzir os sons
das letras do alfabeto. Formular hipóteses de escrita.
Recursos: Material
de registro.
Referências: Livro porta
aberta. Manual do
professor. Editora FTD. 2º ano. Página 56.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º
momento: Corrigir tarefa do dia anterior. Sentar em roda com os
alunos e cantar a música: “A barata diz
que tem.” Em um cartaz as crianças
deverão encontrar algumas letras que a professora vai pedir. Os alunos vão
receber algumas figuras e buscar a palavra correspondente ao desenho para colar
próximo. No caderno, os alunos irão copiar o cabeçalho, fazer algumas “caçadas”
no texto da música com algumas letras e palavrinhas, pintar os espaços entre as
palavras. Teremos um potinho com palavras e os alunos deverão escolher algumas
para colar no caderno tentar ler e desenhar/representar.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Continuar
atividade do período anterior.
5º momento: Explicar tarefa de casa. Pesquisar e recortar de jornais e revistas palavras que começam com
a letra M e B e colar abaixo.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
eeeeeeeeeeeeeeeeeee
Quarta-feira, 21 de
fevereiro
Componentes curriculares: Matemática,
Língua Portuguesa e Arte.
Conteúdos: Sequência numérica, adição e
subtração, alfabeto, contagens, quantidade. Leitura e escrita. Movimento.
Objetivos
(geral e específicos): C
Recursos: Papel pardo, texto impresso, som,
pendrive, material de registro.
Referências: RIZZO,
gilda. Alfabetização natural. Rio de
janeiro: Bertrand, 2002.
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir
tarefas do dia anterior no quadro. Sentar com os alunos em roda, cantar a
música “1, 2, 3 indiozinhos.” Fazer batatinha quente com letra, palavras, e
números da música, ao parar a lata o aluno deverá pegar uma letra ou palavra e
tentar ler. Copiar cabeçalho do quadro. Colar texto da música e comando: 1.
Pinte os espaços entre as palavras. 2. Pinte os números com a cor azul. 3. Qual
bicho aparece no texto? 4. Desenhe 10 índios na canoa.
No caderno de matemática faremos
algumas contas de adição.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Continuar atividade.
5º
momento: Atividade xerocada sobre adição.
6º
momento: Organizar a sala para a saída.
7º
momento: Saída.
Observações:
eeeeeeeeeeeeeeeeeee
Quinta-feira,
22 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua portuguesa
Conteúdos: Leitura e escrita. Letras L e O.
Objetivos
(geral e específicos):
Garantir o desenvolvimento integral das crianças; Oportunizar contato
com a expressão literária; Desenvolver a expressão cultural infantil; Contato
com conceitos relacionados com a diversidade e inclusão/exclusão; Ler palavras
iniciadas pela letra L e O.
______________________________________________________________________
Recursos: Livros, atividades xerocadas,
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º
momento: Corrigir
tarefas do dia anterior. Sentar e, roda e conversa sobre os sentimentos.
Usaremos o jogo de cartas coaching: Pensamentos e emoções/Juliane Feldman. Um
aluno tira uma carta e vamos conversando sobre o que sentimos. Contar a
história Orelha de Limão/Katja Reiner, conversar sobre a história e falar sobre
as particularidades física/emocionais/ preferencias de cada um. Fazer atividade
sobre identidade.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Fazer
atividade xerocada sobre identidade. Iremos “ler” o texto, pintar espaços entre
as palavras, caçar palavras-chave como: Jojo, menina, 6 anos, irmãos e
responder as perguntas com os dados pessoais de cada um.
5º
momento: Explicar a atividade para casa
sobre identidade.
6º
momento:
Organizar a sala.
7º
momento: Organizar
a sala para a saída.
Observações:
eeeeeeeeeeeeeeeeeee____________________________
Sexta-feira, 23 de
fevereiro
Componentes curriculares: Matemática.
Conteúdos: Leitura e Escrita, quantidade, numerais.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar, grafar e representar quantidades e numerais, realizar
agrupamentos e desagrupamentos com representação por numerais.
Recursos: Máscaras, atividades,
Referências: Livro didático – Alfabetização Matemática/Editora Ática,
Luis Roberto Dante.
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia
no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º
momento: Fazer
tarefas no livro de Matemática, págs: 21,
22 e 23. Usando materiais
concretos para responder como palitos, tampinhas e numerais.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Continuar atividades no livro.
5º
momento: Tarefa no livro de Matemática, págs 24, 25.
6º
momento: Organizar
a sala.
7º
momento: Saída.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário