Planejamento para 6ª semana letiva: 26/2 à 2 de março.
Segunda-feira, 26 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Tabelas, numerais, quantidades.
Sequência lógica. Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar grafar e representar numerais e suas quantidades.
Compreender o uso da matemática em nossas vidas. Ampliar vocabulário e leitura
por meio de jogos e brincadeiras.
Recursos: jogos pedagógicos, livros, material de
registro.
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2002. Bertrand.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de
aula.
2º momento: Corrigir tarefas de casa. Sentar em roda e conversar
sobre as perguntas da página 13 do livro de Matemática. Iremos fazer juntos as
atividades das páginas 15, 16, 17 e 18 juntos.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Realizar rodas de grupos de
leitura tais como: dominó de imagens e palavras; Correio de palavras; Passa a
lata com figuras dentro e letras no centro para parear/relacionar, bingo das
palavras. Os alunos serão divididos em 4 grupos e iremos jogar e brincar com
esses jogos.
Correio de palavras: Coleção de envelopes iguais com uma
palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A
brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito
por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma
mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver
palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de
apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
5º momento: Tarefa
de casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Terça-feira, 27 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, e Metemática.
Conteúdos: Leitura e escrita de gráficos e tabelas.
Objetivos
(geral e específicos): Compreender sistema monetário; nomear cédulas; adicionar e
subtrair; Participar de jogo obedecendo as regras; formular hipóteses de
escrita de numerais, ordenar sequência numérica.
Recursos: Material
de registro.
Referências: http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/62-caderno-7-alfabetizacao-matematica-na-perspectiva-do-letramento
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Sentar com os alunos em roda e mostrar as cédulas do nosso
sistema monetário. O jogo é composto por 6 garrafas, cada uma ilustrada com uma
cédula nos valores R$ 2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 20,00 / R$ 50,00 / R$
100,00. As crianças precisam identificar o valor da nota e representá-lo por
escrito, usando símbolos matemáticos. O objetivo do jogo é obter o maior valor
monetário entre os grupos formados acertando-se as garrafas. Cada grupo
receberá uma tabela para que, a cada rodada do jogo, eles anotem os valores que
serão adquiridos pelos componentes do
grupo, no momento de cada jogada. Cada jogador escreve seu nome e registra os
valores obtidos em cada jogada. Ao explicar todas as regras e procedimentos aos alunos, posicionamos as
garrafas e estipulamos o limite de distância para arremessar a argola ou bola. Obs: inicialmente começar a brincadeira com garrafas com as
notas de R$ 1, 2 e 5 reais.
3º momento: Lanche
e recreio
4º
momento: Continuar atividade do
período anterior. Compor texto coletivo com
os alunos no quadro. Cada cédula será nomeada e os alunos vão copiar o
cabeçalho e o texto construído coletivamente.
5º momento:
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Quarta-feira, 28 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita.
Objetivos
(geral e específicos): Ler e identificar palavras
iniciadas por S, P e L.
Recursos: Papel pardo, texto impresso, som,
pendrive, material de registro.
Referências: RIZZO,
gilda. Alfabetização natural. Rio de
janeiro: Bertrand, 2002.
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar a
rotina do dia. Corrigir tarefas do dia anterior no quadro. Trabalhar o texto da música: O
sapo não lava o pé. Fazer caçadas/bingo com as letras e palavras que compõe o
texto. Copiar cabeçalho e fazer um sapinho de papel. Encontrar as palavras: pé,
sapo, não, lagoa. Trabalhar leitura e escrita de palavras com as letras L, S e P.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Aula de Ciências – Profª Hayla
5º
momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
6º
momento: Saída.
Tarefa
de casa: Procure em
casa rótulos e embalagens que possuam as letras do seu nome, recorte e cole
abaixo.
Observações:
Quinta-feira,
1º de março
Componentes curriculares: Língua portuguesa
Conteúdos: Leitura e escrita.
Objetivos (geral e específicos):
Recursos: Livros, atividades
xerocadas,
Referências:
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º
momento: Aula de Educação Física – Profª
Antonieta
3º
momento: Aula de História/Geo – Profª
Hayla
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Ouvir a música: Lindo
balão azul/Trem da alegria (novela infantil carinha de anjo). Expor
aos alunos um cartaz com a letra da música, porém, faltando algumas palavras. Iremos
explorar os sons iniciais das palavras e trabalhar a leitura das frases do
texto.
5º
momento: Explicar tarefa de casa.
6º
momento:
Organizar a sala.
7º
momento: Organizar
a sala para a saída.
Observações:
Sexta-feira, 2º de março
Componentes curriculares: Arte.
Conteúdos: Leitura e Escrita. Arte rupestre.
Objetivos
(geral e específicos): Compreender a arte como expressão e comunicação dos indivíduos. Perceber
e utilizar diferentes tipos de materiais para produzir obras.
Recursos: Máscaras, atividades,
Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte. Volume 6. 2000.
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia
no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Sentar com os alunos e conversar sobre Arte, as crianças
deverão dizer o que elas acham que é Arte, para que serve a Arte, onde podemos
ver arte... Mostrar aos alunos que existem muitos tipos de arte e em cada época
da história existiu uma maneira e uma função para a Arte. Começar apresentando
aos alunos as manifestações ocorridas na
pré-história, mais precisamente o período paleolítico. Mostrar as paredes das
cavernas aos alunos.
A arte do Paleolítico refere-se ao
início da história daarte e à mais
antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período
situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da
Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até
c. 8000 a.C.
Experimentar
com os alunos desenhos e pinturas sobre o papel pardo. Simulando a parede das
cavernas, usar giz de cera preto, marrom, laranja. Explicar aos alunos como
esses homens primitivos adquiriam as tintas (óleo de animais caçados misturados
com carvão, sangue, pedras coloridas).
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Continuar atividades do período
anterior.
5º
momento: Explicar tarefa de casa.
6º
momento: Organizar
a sala.
7º
momento: Saída.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário