a) Registro (s) do
processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções
pedagógicas realizadas:
Arthur
Ferreira é uma criança calma, tranquila e apresentou boas
relações com os amigos. Foi assíduo e pontual. Aceitou esperar sua vez de falar
durante as rodas de conversas. Valorizou o diálogo como forma de resolver os
conflitos, não agrediu seus colegas e também não desrespeitou seus companheiros
de sala ou escola. Agiu com respeito com professoras e funcionárias. Apresentou
dificuldade na oralidade, necessitando de mais tempo para falar, pois, não
conseguiu dizer frases sem repetir as palavras de forma parcial ou completa por
muitas vezes, ou seja, gaguejando com grande regularidade em cada fala. Nas tarefas de casa, houve infrequência na
entrega e por diversas vezes, suas atividades apresentavam uma caligrafia não
conhecida por Arthur em sala de aula. Em sala de aula, apresentou total
dependência para realizar as atividades, ou seja, não apresentou autonomia e
segurança para realizar sozinho. Em Matemática,
Arthur apresentou dificuldade em realizar as contas de adição e subtração
com apenas um algarismo, com ajuda individual em sala e fora dela, o aluno
compreendeu a lógica da conta, entretanto ainda não soube diferenciar os
símbolos que caracterizam tais operações, necessitando repetir um exemplo de
situação-problema em cada questão para que Arthur obtivesse a compreensão de
como executar a conta, em contas com numerais pequenos (0 a 5), conseguiu
realizar cálculos mentais. Arthur apresentou de forma memorizada a
récita/sequência numérica, entretanto, apesar das múltiplas brincadeiras
envolvendo números e a ordem deles, o aluno apresentou incompreensão de
antecessores e sucessores, não identificou/representou os números ausentes em
uma récita. Apresentou dificuldade para representar e quantificar números e
numerais maiores de 10. Apresentou significativa dificuldade para acompanhar as
aulas, assimilar e acomodar os aprendizados desenvolvidos em sala. Foi
trabalhado em sala. Em Língua
Portuguesa, Arthur, apresentou grande distração, durante as aulas, quando
não estava sendo acompanhado individualmente pelas professoras, Arthur foi
surpreendido diversas vezes brincando com brinquedos trazidos de casa, olhando
para as janelas, tetos e portas sem demonstrar interesse pelas atividades,
durante as contações de histórias o aluno apresentou forte sonolência mesmo
sentado no chão com os colegas. Não nomeou, identificou, representou as letras
do alfabeto. Não memorizou os conteúdos trabalhados no dia seguinte. Não
identificou/reproduziu os fonemas das vogais e consoantes. Não escreveu sílabas
de forma convencional, apresentou dificuldade em perceber os sons iniciais das
palavras, ainda não escreve sílabas/palavras completas. Em Arte
Arthur expressou e manuseou materiais por meio de desenhos, pinturas e recortes,
apresentou dificuldade no manuseio da tesoura. Em Educação Física, Arthur Em Educação Física apresentou um bom desenvolvimento no esquema corporal
e orientação espaço-temporal. Conseguiu respeitar as regras e diferenças de
cada um. Realizou as atividades propostas. Em Educação Física desenvolveu
parcialmente as atividades relacionadas ao esquema corporal e orientação espaço-temporal.
Esta aprendendo a respeitar as regras e diferenças
de cada um. Realizou algumas atividades propostas. Em Educação Física
apresentou dificuldade na orientação espaço temporal, velocidade de raciocínio,
deslocamento e coordenação motora. Realizou algumas atividades propostas. Em
História com auxilio entendeu e valorizou a diversidade que compõe o
coletivo. Reconheceu o nome e o registro
de nascimento como um direito do cidadão.
Conseguiu de forma parcial investigar e extrair dados de documentos
pessoais. Identificou alguns espaços de convivência. Compreendeu o papel da família como
transmissora de valores, costumes, padrão e cultura. Participou
de atendimento especializado individualizado ou coletivo em pequenos grupos
objetivando aprimorar o sistema alfabético, desenvolver a leitura, escrita e
raciocínio lógico-matemático. Desenvolver a interpretação oral e escrita. Produzir
textos orais e escritos e compreender palavras simples e com sílabas
complexas. Realizou atividades
diferenciadas em sala de aula de acordo com a disciplina de cada professor,
priorizando leitura de pequenos textos, formação de palavras e frases,
cruzadinhas caça- palavras e alfabeto móvel. Recebeu acompanhamento
individualizado em sala e acompanhamento de atividades envolvendo identificação
dos números, quantidades e cálculos com situações-problemas com jogos. Houveram
muitos investimentos para que Arthur avançasse em seus aprendizados. Não
obtivemos com o aluno o rendimento esperado, Arthur não alcançou os objetivos
planejados satisfatoriamente.
a) Registro (s) do
processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções
pedagógicas realizadas:
Yasmin apresentou-se como uma
criança carinhosa, responsável, dedicada e caprichosa. Portou de forma
desejável com os colegas, professoras e funcionários, tratando todos com
respeito e sem agressões, valorizando o diálogo como forma de resolver os
conflitos. Apresentou frequência e pontualidade irregular Executou as
atividades com dedicação e, em sua maioria, realizou com autonomia. Em Língua
Portuguesa, Yasmin começou a escrever frases mais próximas do
convencional, ainda apresentou erros ortográficos comuns para sua fase de
escrita. Identificou, grafou e representou sons e sílabas simples de forma
correta, confundindo-se apenas nas palavras escrita com J/G, X/CH e variações
dos sons do X. Em Matemática, a aluna identificou numerais ausentes em
sequências numéricas, percebeu sucessores e antecessores, realizou contas de
adição e subtração de números até 10 realizando cálculos mentais e acima de 10
usando materiais concretos como palitos e tampinhas. Em Arte, Yasmin
expressou usando colagens, pinturas e desenhos. Em História apresentou um bom desempenho nos conteúdos ministrados.
Entendeu e valorizou, parcialmente a diversidade que compõe o coletivo;
Reconheceu o nome e o registro de nascimento como um direito do cidadão. Conseguiu
investigar e extrair dados de documentos pessoais. Identificou alguns espaços
de convivência. Compreendeu papel da família como transmissora de valores,
costumes, padrão e cultura. Em Ciências
entendeu que a dengue é uma doença, identificou seus sintomas e como podemos
preveni-la. Percebeu a Terra como um grande ambiente formado de diversos outros
ambientes. Reconheceu parcialmente as características dos seres vivos que os
capacitam a viver em certos ambientes. Compreendeu as principais necessidades
dos seres vivos. Localizou as partes
externas do corpo humano. Conseguiu assimilar as dicas para evitar a gripe
H1N1. Em Educação Física apresentou um
ótimo desenvolvimento no esquema corporal e orientação espaço-temporal.
Conseguiu respeitar as regras e diferenças de cada um. Realizou todas as atividades propostas
a)
Registro (s) do processo de desenvolvimento
cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas:
Alexandry
demonstrou ser uma criança criativa. Foi assíduo e
pontual. Ainda mostrou-se resistente ao atender algumas regras da escola, não
respeitou alguns momentos propostos, pedindo para fazer algo diferente
(desenhar ou brincar). Ainda não expressou seus sentimentos com clareza,
demonstrando suas vontades e desejos por meio de choros frequentes. Ainda
apresentou-se bastante inquieto o que o impediu de Participou ativamente das
atividades propostas. Eventualmente mostrou-se agressivo com alguns colegas com
brincadeiras desagradáveis (colocou o pé para os colegas tropeçarem, por
exemplo). Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar
que o aluno em Matemática, Alexandry
obteve uma aprendizagem moderada. O aluno apresentou dependência, apesar de ser
capaz de realizar algumas atividades autonomamente. Realizou as atividades com
pressa e com pouca atenção, ocorrendo erros nos resultados e necessitando
refazer. Grafou, representou e identificou os números e numerais de 0 a 10, 11
a 20. Identificou algumas casas de dezenas até 100 em jogos como o bingo dos
números. Identificou moderadamente os números antecessores e sucessores de numerais
até 50. Identificou números ausentes em
atividades de sequência numérica de 0 a 50. Resolveu
situações-problema no campo da adição e subtração de forma oral (interpretou
problemas apenas oralmente). Realizou atividades com operações matemáticas
(adição e subtração) usando materiais concretos (palitos e tampinhas) com
numerais de 0 à 20. Calculou operações de adição e subtração, Alexandry
apresentou dificuldades em diferenciar os sinais que caracterizam as contas
mencionadas. Em Língua Portuguesa, Alexandry
identificou algumas sílabas simples. Realizou todas as atividades. Fez correspondências entre letras e os sons. Acreditou
que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Fez correspondências
entre quantidade de sílabas em uma palavra. Escreveu combinando consoantes e
vogais formando sílabas, trocou as consoantes em algumas palavras. Percebeu e
utilizou o ponto final no encerramento de frases. Escreveu frases mais próximas
do padrão, mais compreensíveis. Em Arte, Alexandry participou com
interesse das rodas de conversa sobre os tipos de pinturas, criou obras com
recortes, realizou pinturas em papel pardo. Em História com auxilio
entendeu e valorizou a diversidade que compõe o coletivo. Reconheceu o nome e o registro de nascimento
como um direito do cidadão. Conseguiu de
forma parcial investigar e extrair dados de documentos pessoais. Identificou
alguns espaços de convivência.
Compreendeu o papel da família como transmissora de valores, costumes,
padrão e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário