Seguidores

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Plano de aula para o 2° ano (Adição, gráfico, sistema monetário, horas)

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS/ QUINZENÁRIO Nº11  (Ações didáticas – tudo que realizar para atender aos objetivos, incluindo avaliação)

Período: 25/8 a 04/9.

Aula 1
Momento de retomar adição com reagrupamento sempre usando o material dourado. Atividade no caderno. Conteúdo: Adição com reagrupamento.
1-      Resolva as adições, fazendo a representação com o MD.
38+27=                56+39=       14+18=
TPC- Destacar e trazer no envelope feito de folha de chamex (entregar 1 folha) NOSSO DINHEIRO, do saber Matemática p. 13.
Aula 2
Sistema Monetário, trabalhar no livro p.p. 120 e 121. É importante fazermos neste momento equivalências do tipo: como posso formar 10 reais ou com 1 nota de 10 e duas de 5 posso trocar por qual nota?
TPC- Livro p. 122
Aula 3
Correção da tarefa.
Atividade xerocada de registro da adição com reserva. E mais adição com reserva : 20+15+17=   86+29=
TPC- Livro p. 227

Aula 4
No caderno registro do Sistema Monetário. (Pessoal nosso livro não traz moedas de centavo, acho que  os autores não usam KKKK) então vamos desenhar. É importante mostrarmos a composição completa do nosso sistema monetário.
No caderno – Conteúdo : Sistema Monetário
Nosso dinheiro é o REAL, representado por R$. Ele é formado por moedas de centavos e moedas e notas (cédulas) de real.
Desenho da moeda de 1 centavo  1 centavo... e assim sucessivamente até chegar a nota de 100 reais.
TPC- Recorte de encarte de supermercado, farmácia ou loja dois produtos 1 de valor menor que R$10,00 e um de valor maior que R$10,00. Cole no caderno e desenhe 2formas de representar o preço destes produtos.
Aula 5
Partilha da tarefa de casa. Desafio de adição. Entregar ½ folha colorida de chamex e no quadro propor a seguinte operação: 136+184= Dar um tempo para que resolvam (usando MD ou não). Olhar a produção da turma e convidar 1 criança para no quadro explicar como fez.No caderno Conteúdo- Adição com reagrupamento. 1- Desafio. (Colar sua folha de chamex).
TPC- Situações-problema com ACR.
          Destacar e montar o RELÓGIO da p. 25 do encarte. Entregar dia ____/4 (cada turma dentro da sua realidade)
Aula 6
Corrigir a tarefa de casa e partir para a subtração com desagrupamenrando.
Trabalhar o passo a passo uma subtração com desagrupamento sempre relembrando o processo da adição. Propor a subtração 26-17= realizar 1ºcom o MD  na mesa, depois o registro no caderno com a representação do MD.
TPC- No caderno: Resolva as subtrações com desagrupamento, fazendo a representação com o MD.
 45 – 28=   37-19=
          Destacar as fichas OUTRA FORMA DE REPRESENTAR NÚMEROS p. 27.
Aula 7
Atividade xerocada de registro de subtração com reagrupamento no caderno.
Livro p.p. 176 e 177 FORMAS DE REPRESENTAR NÚMEROS COM FICHAS.
TPC- Livro p. 178
Aula 8
 O relógio de ponteiros. Livro p. 164. No primeiro contato somente trabalhar hora inteira e meia hora.
Atividade xerocada revisando hora, adição com  reagrupamento e subtração com desagrupamento.
Aula 9
No caderno registro de hora inteira e meia hora. Colar o relógio e marcar 7h ao lado escrever: Para marcarmos a hora inteira o ponteiro grande que marca os minutos fica no 12 e o ponteiro pequeno que marca os minutos aponta para a hora desejada nesse caso 7.
Colar outro relógio e marcar 1h 30min. Ao lado registrar:Para marcarmos uma hora e meia o ponteiro grande fica sempre no 6 e o ponteiro pequeno vai apontar para a hora desejada nesse caso 1.
Marque nos relógios duas horas importantes no seu dia e escreva porque elas são importantes para você. (Colar 2 relógios)

Aula 10
Colocar as atividades em dia. Caso alguma turma esteja ok com as atividades a dica é uma revisão no quadro e caderno.
Atividade xerocada do gráfico de barras.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS