SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS/ QUINZENÁRIO Nº11 (Ações
didáticas – tudo que realizar para atender aos objetivos, incluindo
avaliação)
|
Período: 25/8
a 04/9.
Aula 1
Momento de retomar adição com reagrupamento sempre usando o
material dourado. Atividade no caderno. Conteúdo: Adição com reagrupamento.
1-
Resolva as
adições, fazendo a representação com o MD.
38+27=
56+39= 14+18=
TPC- Destacar e trazer no envelope feito de folha de chamex
(entregar 1 folha) NOSSO DINHEIRO, do saber Matemática p. 13.
Aula 2
Sistema Monetário, trabalhar no livro p.p. 120 e 121. É
importante fazermos neste momento equivalências do tipo: como posso formar 10
reais ou com 1 nota de 10 e duas de 5 posso trocar por qual nota?
TPC- Livro p. 122
Aula 3
Correção da tarefa.
Atividade xerocada de registro da adição com reserva. E mais
adição com reserva : 20+15+17= 86+29=
TPC- Livro p. 227
Aula 4
No caderno registro do Sistema Monetário. (Pessoal nosso livro
não traz moedas de centavo, acho que
os autores não usam KKKK) então vamos desenhar. É importante
mostrarmos a composição completa do nosso sistema monetário.
No caderno – Conteúdo : Sistema Monetário
Nosso dinheiro é o REAL, representado por R$. Ele é formado por
moedas de centavos e moedas e notas (cédulas) de real.
Desenho da
moeda de 1 centavo 1 centavo... e assim sucessivamente até chegar a nota de 100
reais.
TPC- Recorte de encarte de supermercado, farmácia ou loja dois
produtos 1 de valor menor que R$10,00 e um de valor maior que R$10,00. Cole
no caderno e desenhe 2formas de representar o preço destes produtos.
Aula 5
Partilha da tarefa de casa. Desafio de adição. Entregar ½ folha
colorida de chamex e no quadro propor a seguinte operação: 136+184= Dar um
tempo para que resolvam (usando MD ou não). Olhar a produção da turma e
convidar 1 criança para no quadro explicar como fez.No caderno Conteúdo-
Adição com reagrupamento. 1- Desafio. (Colar sua folha de chamex).
TPC- Situações-problema com ACR.
Destacar e
montar o RELÓGIO da p. 25 do encarte. Entregar dia ____/4 (cada turma dentro
da sua realidade)
Aula 6
Corrigir a tarefa de casa e partir para a subtração com
desagrupamenrando.
Trabalhar o passo a passo uma subtração com desagrupamento
sempre relembrando o processo da adição. Propor a subtração 26-17= realizar
1ºcom o MD na mesa, depois o registro
no caderno com a representação do MD.
TPC- No caderno: Resolva as subtrações com desagrupamento,
fazendo a representação com o MD.
45 – 28= 37-19=
Destacar as fichas OUTRA FORMA DE
REPRESENTAR NÚMEROS p. 27.
Aula 7
Atividade xerocada de registro de subtração com reagrupamento no
caderno.
Livro p.p. 176 e 177 FORMAS DE REPRESENTAR NÚMEROS COM FICHAS.
TPC- Livro p. 178
Aula 8
O relógio de ponteiros.
Livro p. 164. No primeiro contato somente trabalhar hora inteira e meia hora.
Atividade xerocada revisando hora, adição com reagrupamento e subtração com
desagrupamento.
Aula 9
No caderno registro de hora inteira e meia hora. Colar o relógio
e marcar 7h ao lado escrever: Para marcarmos a hora inteira o ponteiro grande
que marca os minutos fica no 12 e o ponteiro pequeno que marca os minutos
aponta para a hora desejada nesse caso 7.
Colar outro relógio e marcar 1h 30min. Ao lado registrar:Para marcarmos
uma hora e meia o ponteiro grande fica sempre no 6 e o ponteiro pequeno vai
apontar para a hora desejada nesse caso 1.
Marque nos relógios duas horas importantes no seu dia e
escreva porque elas são importantes para você. (Colar 2 relógios)
Aula 10
Colocar as atividades em dia. Caso alguma turma esteja ok com as
atividades a dica é uma revisão no quadro e caderno.
Atividade xerocada do gráfico de barras.
|
Um cantinho de artesanatos, ideias, educação, planejamentos, passo-a-passo "tudo junto e misturado!"
Seguidores
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
Plano de aula para o 2° ano (Adição, gráfico, sistema monetário, horas)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Se tem uma coisa que é difícil achar orientações são os temidos relatórios. Muitas professoras simplesmente detestam fazer essa atividade....
-
Aluno 41 Lucas é um aluno educado, alegre, curioso em relação a novos conhecimentos. Demonstra prazer em ler, está sempre pedindo por ...
-
Componente curricular: Linguagem e matemática Conteúdo: Vogal E, palavra ESCADA/ESTRELA e número 3 Dia: Quarta-feira Data: 04/05/2011. Re...
Nenhum comentário:
Postar um comentário