OBJETIVO
DO COMPONENTE CURRICULAR: Desenvolver, a partir de experiências e conceitos matemáticos
mediados na escola, a relação entre estes e situações cotidianas, ou não,
aprimorando o senso de comunicação, pesquisa e solidariedade, contribuindo
para que o aluno torne-se um cidadão crítico e atuante na sociedade.
|
EIXOS
ESTRUTURANTES:
1-Contextos e significados matemáticos.
2-Linguagem matemática.
3-Investigação matemática.
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
CONTEÚDOS:
|
A1- Ampliar as escritas numéricas convencionais e os algoritmos da adição e
subtração, por meio da contagem e da resolução de situações-problemas, para
ampliar a compreensão do significado do Sistema de Numeração Decimal.
B1-
Compreender a importância da marcação do tempo (dia,
semana, mês, ano) e as noções (passado, presente e futuro), observando,
investigando contextos e instrumentos, para entender as organizações
cronológicas da sociedade
A2-
Aplicar as escritas numéricas convencionais (até unidade de milhar)
e a utilização do algoritmo da adição (com reagrupamento) e subtração (com
desagrupamento), por meio da resolução de situações-problemas, para ampliar o significado de
operação.
B2-
Compreender as
diferenças entre cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e pirâmide, por meio da análise de
suas características, para relacioná-las com elementos que estão a sua volta.
A3-– Aprimorar a compreensão das operações de adição e subtração e aplicar as operações de multiplicação e divisão
(ideia e tabuada até o 5), a partir da interpretação de diversos
contextos e utilização da tabuada, para relacioná-las com situações
cotidianas.
B3- Compreender a função das medidas
(comprimento, capacidade, massa e
de tempo) e do sistema monetário, por meio da investigação sobre os
instrumentos de medida, para relacioná-las com elementos que estão a sua
volta.
|
Ø CONTEÚDOS NUCLEARES DA
SÉRIE
*Os conjuntos numéricos, significado de número, numerais, seus
contextos e aplicações.
*Os símbolos matemáticos como forma de representação e comunicação do
pensamento matemático.
*As operações matemáticas: suas ideias, propriedades e procedimentos.
*Sistemas de medidas padronizadas e não padronizadas: seu
desenvolvimento histórico, símbolos convencionais e unidades de medida.
*O princípio multiplicativo e suas aplicações.
*Localização, movimentação, representação,
descrição e interpretação do espaço físico.
*Estabelecimento da relação entre a origem e o desenvolvimento
histórico da geometria com as necessidades próprias das sociedades em
constante evolução.
*Os fenômenos estatísticos por meio de estimativas e representação
gráfica.
*Construção e resolução de
situações-problema, relacionando conhecimentos matemáticos à diversos
contextos.
CONTEÚDOS TRIMESTRAIS.
*Números no contexto social.
*Leitura e escrita de números.
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades.
*Números naturais: ordem crescente e decrescente.
*Ideia da adição e subtração simples.
*Resolução de situações-problemas que envolvam adição e
subtração
*Marcações de
tempo, localização de acontecimentos no tempo.
*Leitura e escrita de números maiores que 100 .
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades.
(C D U )
*Algoritmo da adição simples e com reagrupamento.
*Algoritmo da subtração simples e com desagrupamento.
*Resolução de
situações-problemas que envolvam adição e subtração.
*Sólidos
geométricas (cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e pirâmide)
*Composição e
decomposição de figuras e sólidos a partir de outras figuras e sólidos.
*Leitura e escrita de números maiores que 100 .
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades.
(UM C D U )
*Algoritmo da adição simples e com reagrupamento.
*Algoritmo da subtração simples e com desagrupamento.
*Ideia das quatro operações.
*Organização das tabuadas (multiplicação e divisão): 2,3,4
e 5.
*Sistema Monetário Brasileiro.
*As medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo.
*Medidas padronizadas e não convencionais.
*Resolução de
situações-problemas que envolvam as quatro operações e as medidas .
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário