Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Plano da anual para o 2° ano (Matemática)

OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR: Desenvolver, a partir de experiências e conceitos matemáticos mediados na escola, a relação entre estes e situações cotidianas, ou não, aprimorando o senso de comunicação, pesquisa e solidariedade, contribuindo para que o aluno torne-se um cidadão crítico e atuante na sociedade.


EIXOS ESTRUTURANTES:
1-Contextos e significados matemáticos.
2-Linguagem matemática.
               3-Investigação matemática.

OBJETIVOS DIDÁTICOS:
                                                      CONTEÚDOS:













A1- Ampliar as escritas numéricas convencionais e os algoritmos da adição e subtração, por meio da contagem e da resolução de situações-problemas, para ampliar a compreensão do significado do Sistema de Numeração Decimal.

B1- Compreender a importância da marcação do tempo (dia, semana, mês, ano) e as noções (passado, presente e futuro), observando, investigando contextos e instrumentos, para entender as organizações cronológicas da sociedade




A2- Aplicar as escritas numéricas convencionais (até unidade de milhar) e a utilização do algoritmo da adição (com reagrupamento) e subtração (com desagrupamento), por meio da resolução de situações-problemas, para ampliar o significado de operação.

B2- Compreender as diferenças entre cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e pirâmide, por meio da análise de suas características, para relacioná-las com elementos que estão a sua volta.


 A3-– Aprimorar a compreensão das operações de adição e subtração e aplicar as operações de multiplicação e divisão (ideia e tabuada até o 5), a partir da interpretação de diversos contextos e utilização da tabuada, para relacioná-las com situações cotidianas.
 B3- Compreender a função das medidas (comprimento, capacidade, massa e de tempo) e do sistema monetário, por meio da investigação sobre os instrumentos de medida, para relacioná-las com elementos que estão a sua volta.

Ø  CONTEÚDOS NUCLEARES DA SÉRIE

*Os conjuntos numéricos, significado de número, numerais, seus contextos e aplicações.
*Os símbolos matemáticos como forma de representação e comunicação do pensamento matemático.
*As operações matemáticas: suas ideias, propriedades e procedimentos.
*Sistemas de medidas padronizadas e não padronizadas: seu desenvolvimento histórico, símbolos convencionais e unidades de medida.
*O princípio multiplicativo e suas aplicações.
*Localização, movimentação, representação, descrição e interpretação do espaço físico.
*Estabelecimento da relação entre a origem e o desenvolvimento histórico da geometria com as necessidades próprias das sociedades em constante evolução.
*Os fenômenos estatísticos por meio de estimativas e representação gráfica.

*Construção e resolução de situações-problema, relacionando conhecimentos matemáticos à diversos contextos.


CONTEÚDOS  TRIMESTRAIS.

*Números no contexto social.
*Leitura e escrita de números.
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades.
*Números naturais: ordem crescente e decrescente.
*Ideia da adição e subtração simples.
*Resolução de situações-problemas que envolvam adição e subtração
*Marcações de tempo, localização de acontecimentos no tempo.


*Leitura e escrita de números maiores que 100 .
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades. (C D U )
*Algoritmo da adição simples e com reagrupamento.
*Algoritmo da subtração simples e com desagrupamento.
*Resolução de situações-problemas que envolvam adição e subtração.

*Sólidos geométricas (cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e pirâmide)

*Composição e decomposição de figuras e sólidos a partir de outras figuras e sólidos.



*Leitura e escrita de números maiores que 100 .
*Sistema de Numeração Decimal: percepção das regularidades. (UM C D U )
*Algoritmo da adição simples e com reagrupamento.
*Algoritmo da subtração simples e com desagrupamento.
*Ideia das quatro operações.
*Organização das tabuadas (multiplicação e divisão): 2,3,4 e 5.
*Sistema Monetário Brasileiro.
*As medidas de comprimento, capacidade, massa e tempo.
*Medidas padronizadas e não convencionais.
*Resolução de situações-problemas que envolvam as quatro operações e as medidas .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS