Seguidores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Sugestão de planejamento para a Primeira semana de aula do Jardim I


Segunda-feira, 

Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo), conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa do grafismo, coordenação Visio-motora. Acolher as crianças.
Recursos materiais: 2 folhas de papel pardo, fita durex, materiais como tesoura, cola, pincel, pote de tinta, massinha giz de cera, lápis de cor, cola colorida, 3 folhas de papel cartão (claras e da mesma cor) e folha sulfite A4.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando rapidamente.
2º momento: Perguntar o nome de todas as crianças. Propor uma brincadeira de caça ao tesouro. Colocar as crianças do lado de fora vigiadas por alguém e esconder dentro de nossa sala diversos materiais embrulhados em papel pardo ao entrar, as crianças deverão procurar esses embrulhos sem abrir. Quando todos os alunos encontrarem os embrulhos, nós sentaremos em rodinhas e cada um irá abrir os pacotes. Cada criança irá dizer qual material é e o que podemos fazer com eles. Eu explicarei alguns tipos de atividades que faremos e os materiais que iremos utilizar e como cuidar de nosso material. Cantaremos de algumas músicas
“-Boa tarde coleguinha como vai?”
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha assim, assim...”
“-Borboletinha  está na cozinha..”
“-Meu pintinho amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e pé...”
Cantar também outras músicas que os alunos sugerirem.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Fazer um desenho livre. Brincar no parquinho externo da escola.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira, 
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo), conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa do grafismo, coordenação Visio-motora. Acolher as crianças.
Recursos materiais: Fichas com os nomes dos alunos, Folha A4 branca, material de grafismo (giz de cera, lápis de cor, canetinha), cola colorida.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando rapidamente.
2º momento: Fazer uma rodinha no tatame com os pequenos, cantaremos de algumas músicas
“-Boa tarde coleguinha como vai?”
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha assim, assim...”
“-Borboletinha  está na cozinha..”
“-Meu pintinho amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e pé...”
Cantar também outras músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Fazer momento de escrita espontânea apoiados pelas fichas.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: e iniciar confecção das bordas para o mural externo. Entregarei as bordas já cortadas e colocar cola colorida em um recipiente, a cor será escolhida pela criança. Ela desenhará livremente usando os dedos para tal.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo), conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as crianças.
Recursos materiais: Fichas com nomes, livro de histórias, material de registro (folha, giz e lápis)
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando rapidamente.
2º momento: Fazer uma rodinha no tatame com os pequenos, cantaremos de algumas músicas
“-Boa tarde coleguinha como vai?”
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha assim, assim...”
“-Borboletinha  está na cozinha..”
“-Meu pintinho amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e pé...”
Cantar também outras músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Contar uma história para os alunos. Após o conto uma criança irá recontar a história para os coleguinhas. Fazer registro da história, apresentando o que foi desenhado. Escrever no verso ou se houver espaço a fala da criança em seu respectivo trabalho.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo), conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as crianças.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando rapidamente.
2º momento: Fazer uma rodinha no tatame com os pequenos, cantaremos de algumas músicas
“-Boa tarde coleguinha como vai?”
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha assim, assim...”
“-Borboletinha  está na cozinha..”
“-Meu pintinho amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e pé...”
Cantar também outras músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Levar as crianças para conhecer todos os espaços da escola. Após o passeio as crianças farão o registro do passeio.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
_________________________________________________________________
Sexta-feira
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo), conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as crianças.
Recursos materiais: Fita adesiva (crepe), fichas com nomes.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando rapidamente.
2º momento: Fazer uma rodinha no tatame com os pequenos, cantaremos de algumas músicas
“-Boa tarde coleguinha como vai?”
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha assim, assim...”
“-Borboletinha  está na cozinha..”
“-Meu pintinho amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e pé...”
Cantar também outras músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Deixar as crianças brincarem com os brinquedos trazidos de casa e próximos ao mural, para que eu possa montar o mesmo e ainda assim observe as brincadeiras dos alunos. Com o mural pronto, sentarei para brincar com as crianças e com os brinquedos que elas trouxeram.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS