Segunda-feira,
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo),
conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa
do grafismo, coordenação Visio-motora. Acolher as crianças.
Recursos materiais: 2 folhas de papel pardo, fita durex, materiais como
tesoura, cola, pincel, pote de tinta, massinha giz de cera, lápis de cor, cola
colorida, 3 folhas de papel cartão (claras e da mesma cor) e folha sulfite A4.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando
rapidamente.
2º momento: Perguntar o nome de todas as crianças. Propor uma brincadeira de caça ao
tesouro. Colocar as crianças do lado de fora vigiadas por alguém e esconder
dentro de nossa sala diversos materiais embrulhados em papel pardo ao entrar,
as crianças deverão procurar esses embrulhos sem abrir. Quando todos os alunos
encontrarem os embrulhos, nós sentaremos em rodinhas e cada um irá abrir os
pacotes. Cada criança irá dizer qual material é e o que podemos fazer com eles.
Eu explicarei alguns tipos de atividades que faremos e os materiais que iremos
utilizar e como cuidar de nosso material. Cantaremos de algumas músicas
“-1 Minhoquinha faz ginastiquinha,
2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando
está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha
assim, assim...”
“-Borboletinha está na cozinha..”
“-Meu pintinho
amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e
pé...”
Cantar também outras
músicas que os alunos sugerirem.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos
ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Fazer um desenho livre. Brincar no parquinho externo da escola.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira,
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo),
conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa
do grafismo, coordenação Visio-motora. Acolher as crianças.
Recursos materiais: Fichas com os nomes dos alunos, Folha A4 branca, material
de grafismo (giz de cera, lápis de cor, canetinha), cola colorida.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando
rapidamente.
“-Boa tarde coleguinha
como vai?”
“-1 Minhoquinha faz
ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando
está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha
assim, assim...”
“-Borboletinha está na cozinha..”
“-Meu pintinho
amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e
pé...”
Cantar também outras
músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas
contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue
o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele
nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da
criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Fazer
momento de escrita espontânea apoiados pelas fichas.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: e iniciar confecção das bordas para o mural externo. Entregarei as bordas
já cortadas e colocar cola colorida em um recipiente, a cor será escolhida pela
criança. Ela desenhará livremente usando os dedos para tal.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira,
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo),
conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa
do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as
crianças.
Recursos materiais: Fichas com nomes, livro de histórias, material de
registro (folha, giz e lápis)
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando
rapidamente.
“-Boa tarde coleguinha
como vai?”
“-1 Minhoquinha faz
ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando
está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha
assim, assim...”
“-Borboletinha está na cozinha..”
“-Meu pintinho
amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e
pé...”
Cantar também outras
músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas
contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue
o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele
nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da
criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Contar uma
história para os alunos. Após o conto uma criança irá recontar a história para
os coleguinhas. Fazer registro da história, apresentando o que foi desenhado.
Escrever no verso ou se houver espaço a fala da criança em seu respectivo
trabalho.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e
rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das
cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira,
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo),
conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa
do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as
crianças.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando
rapidamente.
2º momento: Fazer uma rodinha no tatame com os pequenos, cantaremos de algumas
músicas
“-Boa tarde coleguinha
como vai?”
“-A janelinha abre quando
está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha
assim, assim...”
“-Borboletinha está na cozinha..”
“-Meu pintinho
amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e
pé...”
Cantar também outras
músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas
contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue
o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele
nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da
criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Levar as
crianças para conhecer todos os espaços da escola. Após o passeio as crianças
farão o registro do passeio.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e
rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das
cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
_________________________________________________________________
Sexta-feira
Conteúdos: Identidade e minha escola (sala de aula e materiais)
Objetivos: Conhecer alguns ambientes da escola (sala de aula, banheiro e brinquedo),
conhecer os colegas e professora. Realizar avaliação diagnóstica sobre a etapa
do grafismo, coordenação Visio-motora, relação entre pares. Acolher as
crianças.
Recursos materiais: Fita adesiva (crepe), fichas com nomes.
Desenvolvimento:
1º momento: Acolher crianças e pais em sala de aulas conhecendo-os e se apresentando
rapidamente.
“-Boa tarde coleguinha
como vai?”
“-1 Minhoquinha faz
ginastiquinha, 2 minhoquinhas...”
“-A janelinha abre quando
está chovendo...”
“-Eu tenho uma casinha
assim, assim...”
“-Borboletinha está na cozinha..”
“-Meu pintinho
amarelinho...”
“-Cabeça, ombro, joelho e
pé...”
Cantar também outras
músicas que os alunos sugerirem.
Espalhar as fichas
contendo os nomes dos alunos no centro da rodinha. Pedir que cada criança pegue
o nome que ela acha que é o seu começar a ler os nomes e perguntar se aquele
nome que a criança pegou é o nome dela mesmo, se o nome não for o nome da
criança ela deverá entregar para o coleguinha que a ficha pertence. Deixar as
crianças brincarem com os brinquedos trazidos de casa e próximos ao mural, para
que eu possa montar o mesmo e ainda assim observe as brincadeiras dos alunos.
Com o mural pronto, sentarei para brincar com as crianças e com os brinquedos
que elas trouxeram.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Brincar de ciranda na sala de aula, as crianças dever dar as mãozinhas e
rodar sem empurrar e sem puxar demasiadamente os amigos. Fazer a dança das
cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário