Seguidores

sábado, 29 de dezembro de 2018

Sugestão de planejamento para a Segunda semana de aula do Jardim I

Segunda-feira,

Componentes curriculares: Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Identidade.
Objetivos: Identificar características físicas próprias, apontar semelhanças e divergências.
Recursos materiais: Fichas, Livro de literatura, Folha A4, material para registro (giz de cera, lápis de cor), massinha, barbante.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala, fazer rodinha, trabalhar reconhecimento dos pré-nomes, apresentar o calendário, conversar sobre o final de semana cantar músicas variadas e contar a história: Não somos iguais. Conversar com as crianças sobre as semelhanças e divergências físicas entre eles. Levar as crianças para o banheiro ou levar um espelho para a sala. Fazer com que as crianças comparem suas características físicas.
2º momento: Pedir que as crianças façam um auto retrato em folha avulsa para o portfólio com o título: COMO EU SOU? Anotar as observações e digitar para posteriormente ser fixado no desenho.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Escolher um aluno pequeno e fazer o contorno do corpo e cada criança deverá desenhar e pintar uma parte dessa figura. Medir cada criança e entregar um pedaço de barbante com o tamanho exato de cada um, esse pedaço de barbante deverá ser colado em folha para o portfólio com o título: MEU TAMANHO, desenhar o próprio corpo e escrever do jeito deles o tamanho correspondente. Brincar de massinha.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira, 
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade, Matemática,
Conteúdos: Noções de tempo, numerais e cores azul e amarelo.
Objetivos: Identificar, compreender, reconhecer as noções de tempo, numerais e cores azul e amarelo.
Recursos materiais: Potes de tinta (azul e amarelo), Folhas A4, calendário impresso, Celular para tirar fotos, material de registro.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Montar o calendário de varal com as crianças. Fixar um barbante na largura do quadro e distribuir para cada criança algumas fichas com os numerais que representam os dias do mês de fevereiro. Ir pedindo os numerais em ordem, escrevendo cada um no quadro, as crianças devem tentar identificar o número pedido e ir entregar para ser colado no varal de calendário.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Colocar 3 potes de tintas nas cores amarela e azul sobre a mesa. Pedir que as crianças digam os nomes das cores e propor uma caçada às cores amarelo e azul pela escola, quando encontrarmos a professora irá tirar uma foto. Essa foto irá para o portfólio com o título: Caçando as cores! Fazer atividades de pintura livre com as cores citadas com o objetivo das crianças perceberem a constituição de uma nova cor (verde) a partir da mistura das mesmas. O trabalho terá o título: DESCOBRINDO UMA NOVA COR!
Colocar no caderno de desenho o título: VIVENCIANDO A COR AZUL. O pote de giz de cera será colocado no centro da mesa, cada criança irá pegar somente a cor azul. Conversar com as crianças quais coisas encontramos na escola com a cor azul, desenhar essas coisas na folha destinada. Brincar de dança das cadeiras.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Quarta-feira, 
Componentes curriculares: Linguagem.
Conteúdos: Vogal A.
Objetivos: Identificar, grafar e representar a letra A. Perceber a vogal A em diferentes contextos. Vocalizar o fonema da letra A.
Recursos materiais: Livro literário, pote com tampa, imagens impressas, material de registro.

Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar a letra A perguntando quem conhece aquela letra e quem já viu essa letrinha em algum lugar. Contar a história: O menino que aprendeu a ver. Fazer o jogo de batatinha quente com algum pote. Colocar dentro desse recipiente a imagens de coisas que possuam a letra A. Quando o pote parar em alguma criança, pedir que ela abra e leia “leia” a palavra, perguntar para as crianças se naquela palavra existe a letra A e pedir que ela aponte e diga se está no início, meio ou final.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Aula de damas com o professor Rodrigo.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quinta-feira, 
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Vogal A e demais vogais.
Objetivos: Identificar, grafar e representar a letra A. Perceber a vogal A em diferentes contextos. Vocalizar o fonema da letra A. Associar a vogal A à palavras que possuem a vogal.
Recursos materiais: Folha A4, Material de registro, fichas, Tinta guache preta, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Aula de informática com o professor Rodrigo.
3º momento: Levar e expor algumas fotos com curiosidades sobre as aranhas. Cantar a música “A dona aranha subiu pela parede”, Brincar de caçadas com a letra A. Expor um cartaz com a letra da música e explicar que ali está escrita a letra da música. Cada criança deverá encontrar uma letra A e pintar coma cor azul por exemplo. Colocar as crianças em duplas e fazer um sorteio, cada dupla deverá encontrar as vogais sorteadas e pintar com a cor indicada pela professora. Fazer ilustrações para a música.
4º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Escrever a letra as vogais no chão usando fita adesiva colorida no chão, brincar de chefinho mandou. Explorar a vogal A nos nomes das fichas. Fazer atividade para o portfólio com a letra A. na folha A4 em posição de paisagem, haverá a palavra ARANHA, os alunos deverão pintar somente a letra A, desenhar uma aranha usando a cor marrom ou preta. Escrever a letra A na folha.
6º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sexta-feira, 
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às 14:45): Psicomotricidade com o professor Guto.
3º momento (de 14:45 às 15:30): Legozoom com o professor Rodrigo.
4º momento (de 15:30 às 16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às 16:45): Inglês com o professor________________
6º momento (de 16:45 às 17:30) Música com o professor_________________
7º momento: Organizar a sala para a saída na brinquedoteca.
__________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS