OBJETIVO DO
COMPONENTE CURRICULAR:
|
EIXOS ESTRUTURANTES:
1-Contextualização sócio
histórica
2-Investigação Científica
3-Linguagem científica.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Reconhecimento e
compreensão de que para o pleno desenvolvimento do ser humano são necessários
aspectos múltiplos, que incluem valores e material básico para manutenção da
vida: saúde, relações sociais e ambientais, liberdade de escolha e de ação, e
segurança.
ü Compreensão de que os
aspectos considerados como necessários para o pleno desenvolvimento humano
são culturais o, e estabelecer o diálogo entre essas culturas de forma a
ampliar tanto a compreensão das infâncias e juventudes quanto sua visão de
mundo.
ü Interpretação de que,
assim como para os seres humanos, o pleno desenvolvimento dos demais seres
vivos requer também elementos múltiplos.
ü Compreensão e
identificação de que as relações e interações entre os seres bióticos e
abióticos estabelecem um equilíbrio dinâmico na natureza, sujeito a
transformações naturais e antrópicas.
ü Identificação dos
custos e benefícios oriundos das tecnologias e aspectos éticos de sua
aplicação, considerando a busca da qualidade de vida.
ü Reconhecimento e
interpretação dos impactos ambientais decorrentes do uso das tecnologias nos
modos de produção e suas consequências para os ecossistemas.
ü Compreensão de que o
ser humano é parte integrante da natureza, portanto, corresponsável por ela,
e que no âmbito maior é parte do Universo.
ü
Compreensão das relações e influências dos elementos do Sistema
Solar e do Universo na dinâmica do planeta Terra.
|
A1 - Compreender as fases do ciclo vital humano, reconhecendo diferenças
e semelhanças entre elas, conhecendo formas de manutenção de saúde pessoal e
coletiva respeitando a diversidade de desenvolvimento do corpo em diferentes
culturas, visando o bem estar físico social e mental.
A2-Reconhecer a
importância dos cuidados com a saúde, ampliando o conhecimento sobre o corpo
humano, para entender o significado de viver hábitos adequados de higiene e
alimentação para praticá-los em seu cotidiano buscando manter-se saudável.
|
·
Reconhece as
características dos seres vivos
·
Identifica
semelhanças e diferenças entre o ser humano e outros animais
·
Conhece as
fases do ciclo vital humano
·
Relaciona a
passagem do ser humano pelas várias fases da vida
·
Reconhece
necessidades específicas de cada ser humano
·
Respeita as
pessoas com necessidades especiais
·
Valoriza hábitos de higiene do corpo
·
Identifica
hábitos de higiene do corpo
·
Entende que os
cuidados com o corpo ajudam a preservar nossa saúde
·
Reconhece
hábitos que ajudam a manter a saúde mental
·
Conhece hábitos
de prevenção para manter a higiene dos dentes
·
Diferencia
dentes permanentes e de leite
·
Entende o que é
a cárie
·
Valoriza uma
dieta saudável
·
Diferencia
alimentos de origem animal, vegetal e mineral
·
Reconhece que
uma alimentação equilibrada é aquela com vários tipos de alimento
·
Identifica alimentos
que podem ser comidos crus ou cozidos
·
Conhece hábitos
de higiene e conservação dos alimentos.
|
·
As fases da
vida dos seres humanos
·
Pessoas com
deficiência
·
A saúde do
corpo
·
A higiene do
corpo
·
A saúde da
mente
·
A higiene dos
dentes
·
A origem dos
alimentos
·
Alimentação
equilibrada
·
Alimentação
saudável
·
Cuidados no
preparo e armazenamento dos alimentos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário