EIXOS
ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A1- Compreender os conceitos de espaço e tempo,
reconhecendo a importância da própria história para entender as
transformações sociais ao longo do tempo.
|
·
Reconhece que o tempo passa e a nossa vida
muda
|
|
OBJETIVO DO
COMPONENTE CURRICULAR:
|
EIXOS
ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A2-Compreender as
transformações sociais ao longo do tempo, verificando a existência de
organizações familiares distintas e antigas, para perceber que a instituição
familiar se altera de acordo com o contexto histórico.
|
·
Conhece as fases de vida pelas quais o homem passa
·
Adquire noção de passagem do tempo
·
Estabelece relação entre o presente, o passado e o futuro
·
Reconhecem direitos e deveres das crianças
·
Entende o conceito de família
·
Compreende como as famílias se formam
·
Conhece alguns tipos de famílias
·
Entende que as famílias são diferentes
·
Compara as famílias atuais com as antigas.
|
|
OBJETIVO DO
COMPONENTE CURRICULAR:
|
EIXOS
ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A3-
Reconhecer a escola como espaço de convivência e aprendizado, verificando
permanências e rupturas na instituição escolar, para compreender as mudanças
na escola ao longo do tempo.
|
|
·
A escola faz parte da nossa história
·
Escolas iguais e diferentes
·
Escolas indígenas e quilombolas
·
A vida escolar tem história
·
As escolas já foram assim
·
As escolas do passado
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário