Componente curricular: Linguagem e matemática
Recepção:
Receber os alunos em sala e encaminhá-los ao pátio para oração e música, ir ao banheiro e bebedouro. Ir para a sala de aula e iniciar a rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, música, alongamento e leitura compartilhada da história:__________________________________.
Competências:
Conhecer a letra M,
Identificar a letra M,
Reproduzir o som do M,
Grafar a letra M,
Identificar a palavra mamãe,
Desenvolvimento:
Iniciar a aula falando sobre a data comemorativa próxima, o dia das mães. Perguntar quem sabe como se escrever a palavra mamãe, e grafá-la no quadro dando ênfase à letra M e seu som fonético. Em uma folha branca colar três corações onde as crianças deverão escrever em cada um o M, o à e o E respectivamente, contando a quantidade de letras e corações. Seguindo a letra os alunos escreverão: Meiga, Amiga e Especial. Na atividade haverá um quadro para a criança desenhar a sua mãe, as crianças deverão cobrir os riscos de lápis de escrever com a caneta hidrocor, pintar e colar papéis picados em volta desse mesmo retângulo.
Dever de casa: ( ) Caderno ( ) Livro: _______________________________________.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Recursos:
Folhas brancas, folha de papel camurça vermelho, lápis de cor, canetinha, giz de cera, lápis de escrever, borracha, cola, tesoura.
Fontes de pesquisa:
Alfabetização sem o Bá-bé-bí-bo-bu, Carlos Cagliari.
Alfabetizando segundo a Pedagogia de Madre Rita, Maria Madalena Frade da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário