Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 8ª SEMANA
LETIVA
DE 17 À 21 DE MARÇO
Conteúdos para a semana:
·
Linguagem
oral e escrita:
Letra B a C. Meu nome. Rimas.
·
Conhecimento
lógico e matemático:
Numeral 2 e noções das grandezas, grosso/fino, comprido/curto, alto/baixo
círculo e triângulo.
·
Natureza
e sociedade: Meus
pés. Circo e os profissionais que nela atuam.
·
Identidade
e autonomia: Procedimentos
relacionados à higiene (lavar as mãos).
·
Movimento:
Imitar
gestos, vozes e expressões faciais.
·
Artes
Visuais: Pintura
Espelhada.
·
Valor:
Gratidão
Habilidades e competências:
·
Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
·
Perceber
a letra inicial (B/C);
·
Descrever
histórias (reconto);
·
Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas das consoantes B e C,
·
Conhecer
sobre rimas;
·
Conhecer
um método de pintura (pintura espelhada e carimbo com os pés);
·
Identificar
o circo como atração cultural e histórica;
·
Conhecer
os artistas que trabalham no circo e suas funções;
·
Desenvolver
o prazer pelo fazer artístico por meio de pintura;
·
Explicar
o que é gratidão;
·
Identificar
e quantificar o numeral 2;
·
Compreender
as noções de grandezas descritas;
·
Identificar
o próprio nome;
·
Identificar
as formas geométricas: Triângulo e Círculo;
·
Compreender
a importância e funções dos pés;
·
Aprender
a lavar as mãos corretamente;
·
Reproduzir
gestos, vozes e expressões faciais;
·
Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões.
Recursos materiais a serem utilizados:
·
Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Tesoura
e cola;
·
Tinta
Guache,
·
Atividades
xerocadas;
·
Papel
A3 e A4 branco e coloridos;
·
Cola
colorida;
·
Material
informativo impresso;
·
Livros
de literatura.
Fontes de pesquisa:
Coleção Vai começar a
brincadeira, FTD. 2012. (Livro do professor)
Projeto Buriti 1, 2 e
3. Livro do professor.
SEGUNDA-FEIRA, 17 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45:
Acolhida, rotinha, rotina.
Em rodinha, sortear 3
crianças (essa quantidades será ampliada a cada semana), para fazer o reconto
da história do livro que levaram para ler no final de semana. Apresentar para
os amigos qual foi o livro que levou e contar como foi feito o trabalho em
casa. Perguntar para todos os alunos qual foi a história que eles mais gostaram
e fazer atividade com um livro de literatura. Pedir para as crianças apontarem
para as orelhas, olhos, nariz e perguntar quantos de cada o nosso corpo possui.
Apresentar o número 2. Pedir para cada criança olhar para o próprio pé e
perguntar para o que servem. Fazer atividade com o pé, carimbar os pés em uma
folha e criar algo com essa impressão depois de secar.
·
14:45
às 15:30:
Informática.
·
15:30
às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00 às 16:45: Contar alguma história que faça
referência ao circo, conversar com as crianças sobre suas experiências com o
circo, suas atrações, espetáculos, artistas. Contar um pouco sobre a história
do circo para as crianças. Mostrar cartões com fotos e nomes dos artistas do
circo e o que cada um faz. Fazer atividade para o mural. As crianças deverão
montar um palhaço usando o triângulo e o círculo, fazendo cabelos com bolinhas
de papel crepom e os babados ou gravata com o carimbo das mãos.
Brincar
com os jogos pedagógicos.
·
16:45
às 17:30:
Brinquedoteca.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO
·
14:00 ÀS 14:30: Acolhida, rotinha,
rotina. Com o trabalho já seco (do dia anterior) nós faremos uma abelha ou
joaninha com os pés, as crianças já devem ter escolhido o inseto no momento da
pintura. Conversar
com as crianças sobre o projeto Valores e explicar o que nós iremos aprender
com ele. O primeiro valor será a gratidão. Contar a História: O que cabe no meu
mundo/Gratidão. Após a história, as crianças deverão saber dizer o que é
gratidão e como podemos usa-la no dia a dia. Faremos um desenho sobre a
história do livro. Quando todos terminarem, os alunos vão apresentar para os
amigos suas produções. Fazer uma borboleta espelhada.
·
14:30
às 15:30: Lego Zoom.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 16:45: Apresentar a letra B de bailarina, bala,
buzina, bola, borboleta, baleia, boneca e C de Circo, carrinho, cocada, cavalo,
camelo, corda, careta, careca. Fazer o jogo batatinha quente da leitura com as
palavras e desenhos iniciados pela letra B e C. apresentar para as crianças os
sons dessas letras.
·
16:45
às 17:30: Parque.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 19 DE MARÇO
Dia
do passeio ao circo.
Atividade para casa no caderno de desenho. As crianças deverão
procurar em jornais e revistas a letra B e colar no mesmo.
QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45:
Acolhida, rotinha, rotina. Conversar sobre o passeio ao circo. Fazer registro
sobre o que mais gostou no espetáculo. Momento da história. Fazer registro de
leitura. Voltar a rodinha e fazer o jogo batatinha quente novamente focando os
sons iniciais das consoantes trabalhadas (B e C).
·
14:45
às 15:30:
Dia da fruta: Fazer partilha
e distribuir as frutas que os alunos trouxeram de casa. Lanche e higiene. Parque.
·
16:00
às 16:45:
Fazer o bingo da palavra bailarina. Desenhar o que falta na bailarina e
carimbar as mão para simular a saia de tule. Fazer trabalho com os nomes dos
alunos comparando-os, apontando suas letras iniciais, quantificando as letras.
Explicar para as crianças o que é uma rima e ler para elas o livro: Gabriel e a
copa do mundo de 2014 de Ilan Brenman. Explicar um pouco para as crianças sobre
a evento, os estados brasileiros que vão sediar a copa, o tema da vernissage e
os trabalhos que iremos realizar. Mostrar novamente a fita métrica e perguntar
aos alunos qual aluno é maior, qual é menor, alto e baixo, grande e pequeno.
Espalhar pela mesa diversos retângulos de alturas e espessuras (grosso e fino). Fazer brincadeira de quem
pega determinada forma mais rápido. Exemplo: “Agora eu quero ver quem pegará o
retângulo menor, mais grosso, maior etc...”.
·
16:45
às 17:30:
Inglês.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 21 DE MARÇO
·
14:00
ÀS 14:45: Acolhida. Psicomotricidade.
·
14:45
às 15:30: Finalizar atividades em atraso. Fazer atividades xerocadas para fixar
os assuntos trabalhados durante a semana. Fazer atividades de revisão de
maneira coletiva e individual.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45: Hora do brinquedo.
·
16:45
às 17:30: Música.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário