Planejamento
para maio
De
19 à 23 de maio.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1. Linguagem
oral e escrita: Letra S.
Palavras:
Habilidades:
· Associar imagens a suas palavras correspondentes;
· Conhecer e reproduzir o som da letra R, Descrever histórias
(reconto);
· Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra R;
· Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e
opiniões;
2. Conhecimento
lógico e matemático:
Brincadeiras
com números
Habilidades:
· Compreender a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
· Identificar os numerais,
· Quantificar, identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e
sociedade: alimentação
saudável, plantas (frutos)
Habilidades:
· Indicar os detalhes de uma planta;
· Conhecer plantas comestíveis;
· Aprender um pouco mais sobre alimentação saudável;
· Perceber a origem dos alimentos.
4.Movimento/coordenação
motora/Brincadeira/jogo: Dança das
cadeiras e cantigas de roda.
Habilidades:
· Aprender as regras do jogo,
· Desenvolver resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a
música),
· Cantar e dançar,
· Aprender marcação de ritmos.
Recursos materiais a serem utilizados:
· Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de
cor, canetinhas);
· Aparelho de som, C d;
· Tesoura e cola;
· Tinta Guache;
· Atividades xerocadas;
· Papel pardo
· Papel A4;
· Material informativo impresso;
· Livros de literatura;
Fontes de pesquisa:
· CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed.
São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
· RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro:
Bertrand, 2002. p. 284.
· Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 26 de maio
· 14:00 às 14:45: Aula de Psicomotricidade.
· 14:45 às
15:30: Apresentar para as crianças a letra S e os sons produzidos pelo fonema /s/. Fazer o jogo batatinha-quente
com eles, depois a brincadeira “preguicinha”. Cantar com a as crianças músicas
que tenha palavras iniciadas por S (as palavras vão estar na brincadeira
batatinha quente) como: “Sopa”do grupo Palavra cantada, “eu vi um sapo...”, “O
sapo não lava o pé....
· 15:30 às
16:00: Higiene e lanche.
·
16:00 às 17:30: Hora do conto com a
história:_______________________________________
Fazer registro da História
(desenho da parte que mais gostou).
Ensaiar para festa junina!
· 17:30 às
17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 27 de maio
·
14:00
às 14:30: Fazer rodinha e retomar as brincadeiras descritas
no dia anterior. Fazer atividade no caderno sobre a letra S conforme modelo ao
lado. Ler com as crianças o texto, brincar de “Qual é o desenho?” vou fazer
alguns desenhos no quadro e as crianças têm de acertar antes que eu termine, os
desenhos tem de ser com o som iniciado pelo fonema /s/, feito alguns desenhos
eu irei escrever as palavras pedindo ajuda para as crianças, elas levantarão
hipóteses de escrita. No texto, os alunos deverão encontrar a letra S e pintar,
no segundo espaço os alunos deverão tentar grafar a letra S no terceiro espaço
os pequenos deverão escolher desenhos cujos nomes se iniciam pelo fonema /s/ e
tentar escrever as palavras.
· 14:30 às
15:30: Lego Zoom.
· 15:30 às
16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 17:30:
Ensaiar para festa junina!
Continuar
atividade do descrita no 1º momento. Guardar agendas e esperar saída no parque.
Quarta-feira, 27 de maio
· 14:00 às
15:30: Rotina. Explorar os numerais e
quantidades no jogo “Quantos somos hoje?” e “Jogo batalha”. Continuar atividade
do período anterior.
· 15:30 às
16:00: Higiene.
· 16:30 às
16:45: Fazer
suco na cozinha experimental. Os alunos irão trazer frutas picadas que
combinaremos como eles desejarem no liquidificador.
Ensaiar para festa junina!
· 16:45 às
17:30: Aula de Damas.
· 17:30 às
17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 28 de maio
·
14:00 às 15:30: Rotina. Revisar a letra S com as palavras e
imagens impressas. Fazer atividades xerocadas sobre a letra S.
· 15:30 às
16:00: Lanche e higiene.
· 16:00 às
16:45: Continuar atividade do período anterior.
Ensaiar para festa junina!
· 16:45 às
17:30: Inglês.
· 17:30 às
17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 29 de maio
· 14:00 às
14:45: Acolhida. Fazer atividade xerocadas
sobre a letra S e outras diversas.
· 15:30 às
16:00: Lanche e higiene.
· 16:00 às 17:30: Hora do brinquedo. As crianças deverão brincar juntas com os
brinquedos trazidos de casa. Brincadeira coletiva: Dança das cadeiras ou
cantigas de roda (sugestão).
Ensaiar para festa junina!
· 17:30 às
17:45: Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário