Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Planejamento agosto 2










27ª semana letiva
13 de agosto, segunda-feira
Componente(s) curricular(es): Língua Portuguesa
Conteúdo(s): Produção de texto. Escrita de frases. Pontuação.
Objetivo(s):


·      Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
·      Escutar, com atenção, textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações públicas, analisando-os criticamente.
·      Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição, notícia, propaganda, dentre outros).
·      Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero, dentre outras.
·      Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
·      Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
·      Ler textos não verbais, em diferentes suportes.
·      Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
·      Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos (pelo professor ou pelas crianças).
·      Reconhecer as finalidades de textos lidos (pelo professor ou pelas crianças).
·      Estabelecer relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.
·      Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.
·      Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas para planejar os trechos seguintes.
·      Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
·      Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba.


Referência(s): Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário, chamada, história: Lenda Choro do Ipê/Reconto Maurício de Sousa. Fazer interpretação oral com os alunos sobre a história.
2. Momento: Construir com os alunos um texto coletivo com o reconto da história e ir anotando no quadro. Os alunos irão copiar o cabeçalho e copiar o texto no caderno e fazer uma ilustração sobre a história.
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento: Continuar atividade.
5. Momento: Recreio.
6. Momento: Continuar atividade.
7. Momento: Fazer com os alunos um ditado de frases com as figuras de um navio, trem, pera, urso, gato, árvore. Corrigir com os alunos as frases ditadas. As crianças escreverão da sua forma em uma linha ao lado da figura e abaixo deixará o espaço disponível para copiar a correção coletiva.
8. Momento: Explicar a tarefa de casa e organizar a sala para saída.
Tarefa(s) de casa: 1. Livro de Matemática, páginas: 37, 38, 39 e 40 (adição e subtração com números até 19). 2. Estudar leitura de palavras com LH para ditado valendo nota no dia 17/8.

 
14 de agosto, terça-feira
Componente(s) curricular(es): Matemática
Conteúdo(s): Ordem crescente e decrescente, introdução multiplicação, adição com duas/três parcelas, subtração com empréstimo, situações-problemas.
Objetivo(s):
·               Estabelecer relações de semelhança e de ordem, utilizando critérios pessoais, diversificados e ampliados nas interações com os pares e com o professor, para classificar, seriar e ordenar coleções, compreendendo melhor situações vivenciadas e tomar decisões.
·               Identificar números nos diferentes contextos e em suas diferentes funções como indicador de: posição ou de ordem, em portadores que registram a série intuitiva (1,2,3,4,5,...- como nas páginas de um livro, no calendário; em trilhas de jogos), ou números ordinais (1º; 2º; 3º; ...); código (número de camiseta de jogadores, de carros de corrida, de telefone, placa de carro etc.); quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilogramas, 3 litros, 3 dias, 2 horas, 5 reais, 50 centavos etc.).
·               Compartilhar, confrontar, validar e aprimorar os registros das suas produções, nas atividades que envolvem a quantificação numérica.
·               Compreender o valor posicional dos algarismos na composição da escrita numérica, compondo e decompondo números.
·               Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados.
·               Calcular adição com agrupamento e subtração com desagrupamento (com reserva ou com troca).


Referência(s): Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário, chamada, história: Lenda do Curupira.
2. Momento: Fazer com os alunos as atividades a seguir:
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento: Continuar atividade.
5. Momento: Recreio.
6. Momento: Continuar a atividade.
7. Momento: Jogos matemáticos para quem terminar, os alunos que apresentam dificuldades a professora os acompanhará para terminar as atividades e oferecerá jogos após o término.
8. Momento: Explicar as atividades de casa e organizar a sala para saída.
Tarefa(s) de casa: 1. Livro de Matemática, páginas: 41, 42, 43 e 44 (subtração com numerais de 0 à 10). 2. Estudar leitura de palavras com LH para ditado valendo nota no dia 17/8.


15 de agosto, quarta-feira
Componente(s) curricular(es): Língua Portuguesa
Conteúdo(s): Interpretação de texto, pontuação, leitura e escrita.
Objetivo(s):


·     Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.
·     Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
·     Analisar a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina.
·     Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondência regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).
·     Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
·     Identificar e fazer uso da letra maiúscula nos textos, segundo as convenções.
·     Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor.
·     Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
·     Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas para planejar os trechos seguintes.
·     Realizar inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.
Referência(s): Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário, chamada, história: Lenda da Vitória Régia.
2. Momento: Copiar o cabeçalho e perguntas sobre a história. Colar texto pequeno sobre a lenda no caderno. Copiar e responder coletivamente, construir a escrita com as crianças e elas deverão copiar perguntas e respostas no caderno e fazer ilustração da história.
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento: Continuar atividade.
5. Momento: Recreio.
6. Momento: Aula de Ciências com a Professora Haila.
7. Momento: Aula de Educação Física com a Professora Antonieta.
8. Momento: Saída.Tarefa(s) de casa: 1. Livro de Matemática, páginas: 45, 46, 47 e 48. 2. Estudar leitura de palavras com LH para ditado valendo nota no dia 17/8. 


16 de agosto, quinta-feira
Componente(s) curricular(es): Artes Plásticas
Conteúdo(s): Pintura, desenho, ilustração de história.
Objetivo(s):
·     Aprimorar suas produções nas diferentes linguagens da arte e nas manifestações da cultura corporal.
·     Expressar sua imaginação, desejos, necessidades e ideias nas diferentes linguagens da arte e manifestações da cultura corporal.
·     Valorizar e respeitar a diversidade de expressões da Arte e as manifestações da cultura corporal, inclusive as das próprias crianças.
Referência(s): Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
          Desenvolvimento
1. Momento: Aula de Educação Física com a Professora Antonieta.
2. Momento: Aula de História e Geografia com a professora Haila.
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento: Recreio.
5. Momento: Pintar com os alunos pratos de papel simulando a Vitória Régia. Criar as flores de papel coloridos usando tesouras e cola. Desenhar um índio e recortar para colocar dentro da folha de Vitória Regia também.
6. Momento: Finalizar as Atividades.
7. Momento: Explicar atividade para casa. Organizar a sala para a saída.
Tarefa(s) de casa: 1. Livro de Matemática, páginas: 49, 68, 69, 70, 71 (dezenas e unidades). 2. Estudar leitura de palavras com LH para ditado valendo nota no dia 17/8.

  
17 de agosto, sexta-feira
Componente(s) curricular(es): Língua Portuguesa.
Conteúdo(s): Leitura e escrita de palavras com Lh.
Objetivo(s): Conhecer e fazer uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (LH) presente na escrita de palavras. Revisar escrita de palavra com (CH) e (NH).
Referência(s):
          Desenvolvimento
1. Momento: Calendário, chamada, história: Lenda do dia e da Noite do livro.
2. Momento: Reagrupamento.
3. Momento: Higiene e lanche.
5. Momento: Recreio.
6. Momento: Provinha de leitura no quadro e escrita de palavras com Lh (atividade de avaliação formativa, apenas para coletar dados sobre as aprendizagens e estruturar novas atividades de aprendizagem. Ditado pintado, escrito e leitura em voz alta diante da turma).
7. Momento: Organizar a sala e materiais para a saída.
8. Momento: Recreação rápida na quadra (20 minutos).
Tarefa(s) de casa: Resolver atividades sobre números ordinais e exercícios de introdução à multiplicação. São 5 atividades, cole (se não tiver, providencie) e preencha o cabeçalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS