27ª
semana letiva
13
de agosto, segunda-feira
Componente(s)
curricular(es):
Língua
Portuguesa
Conteúdo(s): Produção de texto.
Escrita de frases. Pontuação.
Objetivo(s):
· Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala.
· Escutar,
com atenção, textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em
situações públicas, analisando-os criticamente.
· Produzir
textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os
mais formais, comuns em instâncias públicas (debate, entrevista, exposição,
notícia, propaganda, dentre outros).
· Reconhecer
a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades
regionais, sociais, de faixa etária, de gênero, dentre outras.
· Relacionar
fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes
linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
· Valorizar
os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
· Ler
textos não verbais, em diferentes suportes.
· Compreender
textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes
propósitos.
· Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos
(pelo professor ou pelas crianças).
· Reconhecer
as finalidades de textos lidos (pelo professor ou pelas crianças).
· Estabelecer
relações lógicas entre partes de textos de diferentes gêneros e temáticas,
lidos pelo professor ou por outro leitor experiente.
· Apreender
assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros lidos pelo professor ou
por outro leitor experiente.
· Revisar
coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é
escriba, retomando as partes já escritas para planejar os trechos seguintes.
· Utilizar
vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
· Produzir
textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da
atividade de um escriba.
Referência(s): Elementos
conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento:
Calendário,
chamada, história: Lenda Choro do Ipê/Reconto Maurício de Sousa. Fazer
interpretação oral com os alunos sobre a história.
2. Momento:
Construir
com os alunos um texto coletivo com o reconto da história e ir anotando no
quadro. Os alunos irão copiar o cabeçalho e copiar o texto no caderno e fazer
uma ilustração sobre a história.
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento: Continuar
atividade.
5. Momento:
Recreio.
6. Momento: Continuar
atividade.
7. Momento:
Fazer
com os alunos um ditado de frases com as figuras de um navio, trem, pera, urso,
gato, árvore. Corrigir com os alunos as frases ditadas. As crianças escreverão
da sua forma em uma linha ao lado da figura e abaixo deixará o espaço
disponível para copiar a correção coletiva.
8. Momento: Explicar a tarefa
de casa e organizar a sala para saída.
Tarefa(s) de casa:
1. Livro
de Matemática, páginas: 37, 38, 39 e 40 (adição e subtração com números até
19). 2. Estudar leitura de palavras
com
LH para
ditado valendo nota no dia 17/8.
14
de agosto, terça-feira
Componente(s)
curricular(es): Matemática
Conteúdo(s):
Ordem
crescente e decrescente, introdução multiplicação, adição com duas/três
parcelas, subtração com empréstimo, situações-problemas.
Objetivo(s):
·
Estabelecer relações de semelhança e de
ordem, utilizando critérios pessoais, diversificados e ampliados nas interações
com os pares e com o professor, para classificar, seriar e ordenar coleções,
compreendendo melhor situações vivenciadas e tomar decisões.
·
Identificar números nos diferentes
contextos e em suas diferentes funções como indicador de: posição ou de ordem,
em portadores que registram a série intuitiva (1,2,3,4,5,...- como nas páginas
de um livro, no calendário; em trilhas de jogos), ou números ordinais (1º; 2º; 3º;
...); código (número de camiseta de jogadores, de carros de corrida, de
telefone, placa de carro etc.); quantidade de elementos de uma coleção discreta
(cardinalidade); medida de grandezas (2 quilogramas, 3 litros, 3 dias, 2 horas,
5 reais, 50 centavos etc.).
·
Compartilhar, confrontar, validar e
aprimorar os registros das suas produções, nas atividades que envolvem a
quantificação numérica.
·
Compreender o valor posicional dos
algarismos na composição da escrita numérica, compondo e decompondo números.
·
Elaborar, interpretar e resolver
situações-problema do campo aditivo (adição e subtração), utilizando e
comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes
significados.
·
Calcular adição com agrupamento e
subtração com desagrupamento (com reserva ou com troca).
Referência(s): Elementos
conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário,
chamada, história: Lenda do Curupira.
2. Momento: Fazer com os
alunos as atividades a seguir:
3. Momento:
Higiene
e lanche.
4. Momento: Continuar
atividade.
5. Momento:
Recreio.
6. Momento: Continuar a
atividade.
7. Momento:
Jogos
matemáticos para quem terminar, os alunos que apresentam dificuldades a
professora os acompanhará para terminar as atividades e oferecerá jogos após o
término.
8. Momento: Explicar as
atividades de casa e organizar a sala para saída.
Tarefa(s) de casa:
1. Livro
de Matemática, páginas: 41, 42, 43 e 44 (subtração com numerais de 0 à 10). 2. Estudar leitura de palavras com
LH para
ditado valendo nota no dia 17/8.
15
de agosto, quarta-feira
Componente(s)
curricular(es):
Língua Portuguesa
Conteúdo(s): Interpretação de
texto, pontuação, leitura e escrita.
Objetivo(s):
· Dominar as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
ler palavras e textos.
· Dominar as
correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a
escrever palavras e textos.
· Analisar a
adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à
formalidade do contexto ao qual se destina.
· Conhecer e fazer
uso da grafia convencional das palavras com correspondência regulares diretas
entre letras e fonemas (P, B, T, D, F,
V).
· Conhecer e fazer
uso da grafia convencional das palavras com correspondências regulares
contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de
palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/E ou I em sílaba final; M e N nasalizando
final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
· Identificar e
fazer uso da letra maiúscula nos textos, segundo as convenções.
· Pontuar os
textos, favorecendo a compreensão do leitor.
· Utilizar
vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas.
· Revisar
coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é
escriba, retomando as partes já escritas para planejar os trechos seguintes.
· Realizar
inferências em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor
ou por outro leitor experiente.
Referência(s): Elementos
conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário,
chamada, história: Lenda da Vitória Régia.
2. Momento: Copiar o
cabeçalho e perguntas sobre a história. Colar texto pequeno sobre a lenda no
caderno. Copiar e responder coletivamente,
construir a escrita com as crianças e elas deverão copiar perguntas e respostas
no caderno e fazer ilustração da história.
3.
Momento: Higiene e lanche.
4.
Momento: Continuar
atividade.
5. Momento: Recreio.
6. Momento: Aula de
Ciências com a Professora Haila.
7.
Momento: Aula de Educação Física com a Professora Antonieta.
8.
Momento: Saída.Tarefa(s)
de casa: 1. Livro de
Matemática, páginas: 45, 46, 47 e 48. 2.
Estudar leitura de palavras com LH para ditado
valendo nota no dia 17/8.
16
de agosto, quinta-feira
Componente(s)
curricular(es): Artes Plásticas
Conteúdo(s):
Pintura, desenho, ilustração de história.
Objetivo(s):
· Aprimorar
suas produções nas diferentes linguagens da arte e nas manifestações da cultura
corporal.
· Expressar
sua imaginação, desejos, necessidades e ideias nas diferentes linguagens da
arte e manifestações da cultura corporal.
· Valorizar
e respeitar a diversidade de expressões da Arte e as manifestações da cultura
corporal, inclusive as das próprias crianças.
Referência(s): Elementos
conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192
Desenvolvimento
1. Momento: Aula de Educação Física com a Professora Antonieta.
2. Momento: Aula de História e Geografia com a professora Haila.
3. Momento: Higiene e lanche.
4. Momento:
Recreio.
5. Momento:
Pintar
com os alunos pratos de papel simulando a Vitória Régia. Criar as flores de
papel coloridos usando tesouras e cola. Desenhar
um índio e recortar para colocar dentro da folha de Vitória Regia também.
6. Momento: Finalizar as
Atividades.
7. Momento:
Explicar
atividade para casa. Organizar a sala para a saída.
Tarefa(s) de casa:
1. Livro
de Matemática, páginas: 49, 68, 69, 70, 71 (dezenas e unidades). 2. Estudar leitura de palavras com
LH para
ditado valendo nota no dia 17/8.
17
de agosto, sexta-feira
Componente(s)
curricular(es): Língua Portuguesa.
Conteúdo(s):
Leitura e escrita de palavras com Lh.
Objetivo(s): Conhecer e fazer uso da
grafia convencional das palavras com correspondências regulares contextuais
entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (LH)
presente
na escrita de palavras. Revisar escrita de palavra com (CH)
e (NH).
Referência(s):
Desenvolvimento
1. Momento: Calendário,
chamada, história: Lenda do dia e da Noite do livro.
2. Momento: Reagrupamento.
3. Momento: Higiene e lanche.
5. Momento:
Recreio.
6. Momento:
Provinha
de leitura no quadro e escrita de palavras com Lh (atividade de avaliação formativa, apenas para coletar dados
sobre as aprendizagens e estruturar novas atividades de aprendizagem. Ditado
pintado, escrito e leitura em voz alta diante da turma).
7. Momento: Organizar a sala
e materiais para a saída.
8. Momento: Recreação rápida
na quadra (20 minutos).
Tarefa(s) de casa:
Resolver
atividades sobre números ordinais e exercícios de introdução à multiplicação.
São 5 atividades, cole (se não
tiver, providencie) e preencha o cabeçalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário