EIXOS
ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A1-Compreender a idéia de identidade e alteridade,
reconhecendo o corpo como principal ponto de referência e aprendendo noções
espaciais e de lateralidade, reconhecendo a importância do corpo para a
realização das atividades diárias.
|
|
O corpo como ponto de referência
|
OBJETIVO DO
COMPONENTE CURRICULAR:
|
EIXOS ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A2-Analisar diferentes tipos
de moradia, reconhecendo a funcionalidade do seu espaço, para compreender a
importância delas na vida dos seres vivos.
|
·
Reconhece a importância da moradia na vida dos
seres vivos
|
|
OBJETIVO DO
COMPONENTE CURRICULAR:
|
EIXOS
ESTRUTURANTES:
ü
Movimentos e
inter-relações entre as escalas geográficas.
ü
Formações
socioespaciais e transformações ambientais
ü
Representação e
comunicação espacial.
|
COMPETÊNCIAS:
|
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
|
INDICADORES/HABILIDADES:
|
CONTEÚDOS:
|
ü Conhecimento dos conceitos e
categorias básicas da Geografia.
ü Identificação de elementos
geográficos em diferentes contextos e linguagens.
ü Identificação dos elementos físicos
e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.
ü Compreensão da constituição das
identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como
produções culturais.
ü Percepção da transformação do espaço
geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos
interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.
ü Reconhecimento de que o espaço
geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.
ü Desenvolvimento de atitudes básicas
de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de
gêneros, e ao cuidado ambiental.
ü Percepção sensorial e cognitiva do
espaço.
ü Identificação de fluxos locais e
globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.
|
A3-Reconhecer
a escola como espaço de convivência e aprendizado, analisando as diferentes
estruturas organizacionais de cada escola, percebendo a diversidade e
funcionalidade dos espaços que formam uma escola.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário