Seguidores

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Planejamento anual para o 2° ano - Geografia

EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.






COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.


 A1-Compreender a idéia de identidade e alteridade, reconhecendo o corpo como principal ponto de referência e aprendendo noções espaciais e de lateralidade, reconhecendo a importância do corpo para a realização das atividades diárias.








  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Escreve informações sobre si mesmo
  • Reconhece a importância da inclusão
  • Identifica as diferenças entre si mesmo e o outro
  • Identifica as partes de seu corpo
  • Percebe que ossos e músculos são responsáveis pela movimentação do corpo
  • Representa o corpo de maneiras diferentes
  • Apreende noções de espaço
  • Diferencia lado direito e esquerdo
  • Adquire noção de localização e posicionamento



  • Quem é você?
  • Você e os outros
  • Você e seu corpo
  • A representação do corpo
  • Você e o que está ao seu redor
O corpo como ponto de referência




































OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:
                                                                       


EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.





COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.



A2-Analisar diferentes tipos de moradia, reconhecendo a funcionalidade do seu espaço, para compreender a importância delas na vida dos seres vivos.





  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Entende que todos tem o direito de ter uma moradia
  • Conhece os diferentes tipos de moradia
  • Reconhece a funcionalidade do espaço da moradia
  • Conhece características do lugar onde mora
  • Entende que as moradias apresentam características do lugar onde estão
·         Reconhece a importância da moradia na vida dos seres vivos

  • O direito de ter uma moradia
  • Moradias de todos os tipos
  • A organização da moradia
  • Como as pessoas usam a moradia
  • O lugar onde você mora
  • Diferentes lugares, diferentes moradias.


  
OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                       


EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.





COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.



A3-Reconhecer a escola como espaço de convivência e aprendizado, analisando as diferentes estruturas organizacionais de cada escola, percebendo a diversidade e funcionalidade dos espaços que formam uma escola.



  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Entende como funciona uma escola
  • Reconhece os profissionais que trabalham na escola
  • Conhece os diferentes tipos de escola
  • Entende como as salas de aula podem ser organizadas
  • Observa a sala de aula em diferentes pontos de vista
  • Representa a sala de aula por meio de maquete
  • Identifica os pontos de referência em seu caminho para a escola
  • Diferencia elementos naturais e elementos humanizados



  • Como funciona uma escola
  • Escolas de todos os tipos
  • A sala de aula
  • O caminho para a escola
  • Os pontos de referência no caminho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS