OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:
Promover
a compreensão, interpretação e ressignificação da religiosidade e do fenômeno
religioso em suas diferentes manifestações históricas, linguagens e paisagens
religiosas presentes nas culturas e na sociedade.
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EIXOS ESTRUTURANTES:
*Fundamentos.
*Linguagem religiosa
*Relações religiosas
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OBJETIVOS
DIDÁTICOS:
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CONTEÚDOS:
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A1 –
Conhecer as manifestações religiosas
no cotidiano e desenvolver atitudes de acolhida à diversidade religiosa,
percebendo a presença de símbolos
que as representam, a fim de valorizar e respeitar a diversidade existente e
qualificando suas relações com o outro.
Fundamentos:
1. Manifestação de religiosidade na família e na
escola:
a)Árvore genealógica (costumes das famílias);
b)Vivência religiosa familiar e na comunidade
escolar;
Diferentes formas de se comunicar com o transcendente: em
casa, na escola, no templo; oração, música, dança, leitura.
2. Formas
de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
a)
A
transmissão da religiosidade por meio dos símbolos.( símbolos
religiosos e não religiosos).
Linguagem Religiosa:
1.
Simbologia da Páscoa Cristã :
(cores, imagens, desenhos, músicas).
2.Celebrações religiosas na comunidade escolar (Orações diárias,
CF/2014, quaresma, Páscoa)
3.Orações : espontâneas e tradicionais.
4.A riqueza da linguagem simbólica: pinturas corporais, gestos, animais.
5 .Danças para expressar a religiosidade.
Relações Sócio-Religiosas:
2. Combinados da sala de aula.
3.Orientações Gerais
2014 – (horário, uniforme, recreio)
A2-Reconhecer as características das diferentes
manifestações religiosas, desenvolvendo atitudes
de acolhida, aceitação e
respeito mediante à diversidade religiosa, interagindo com as atividades
propostas, quantificando suas relações com o outro.
FUNDAMENTOS:
1.
Manifestação
de religiosidade na escola:
a -Vivência
religiosa na comunidade escolar;
b-
Diferentes
formas de se comunicar com o transcendente: em casa, na escola, no templo;
oração, música, dança, leitura.
c-Formas
de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
d-A transmissão da religiosidade por
meio dos símbolos.
2-Símbolo
como representação religiosa:
a)
Significado
da palavra símbolo.
b)
A
representação por meio de gestos, cores, roupas, objetos.
c)
A
necessidade de se conhecer o símbolo.
c-
Mitos
e lendas da cultura indígena .
d- Histórias bíblicas
(heróis do Antigo Testamento)
Linguagem Religiosa:
1.
Símbolos
da cultura indígena.
2.
Livro
sagrado: Bíblia: biblioteca com 73 livros ou (66 para os evangélicos).
3.
Celebrações
religiosas na comunidade escolar (orações diárias Mês de Maria, Mães, Festa Junina, Dia da Família,
Mês das Vocações (as escolhas do cotidiano)
4.
Orações:
espontâneas e tradicionais.
5.
A
riqueza da linguagem simbólica: pinturas corporais, gestos, cores, animais.
6.
Danças
para expressar a religiosidade.
Relações
sócio-religiosas:
1.
Os
valores transmitidos nas Parábolas: solidariedade, cooperação, ajuda etc.
2.
Meditação:
concentração e harmonia
A3-Reconhecer as características das diferentes
manifestações religiosas, desenvolvendo atitudes
de acolhida, aceitação e
respeito mediante à diversidade religiosa, interagindo com as atividades
propostas, quantificando suas relações com o outro.
Fundamentos:
1-Manifestação
de religiosidade na escola:
a-
Vivência
religiosa na comunidade escolar;
a)
Diferentes
formas de se comunicar com o transcendente: em casa, na escola, no templo;
oração, música, dança, leitura.
2-Formas
de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
a-
A
transmissão da religiosidade por meio dos símbolos.
3-Histórias
bíblicas (heróis do Antigo Testamento)
Linguagem Religiosa:
b-
Simbologia
do Natal.
c-
Livro
sagrado: Bíblia: biblioteca com 73 livros ou (66 para os evangélicos).
d-
Celebrações
religiosas na comunidade escolar (orações espontâneas, Mês da Bíblia ( Livros
sagrados), N. S. Aparecida, dia das crianças, Natal.
e-
Orações:
espontâneas e tradicionais.
f-
A
riqueza da linguagem simbólica: gestos, cores, animais.
g-
Danças
para expressar a religiosidade.
Relações
sócio-religiosas:
3.
Os
valores transmitidos nas Parábolas: solidariedade, cooperação, ajuda etc.
4.
Meditação:
concentração e harmonia.
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CONTEÚDOS NUCLEARES DA SÉRIE.
*Tradições religiosas e suas
características;
*Diversidade cultural e religiosa
do grupo;
*Lugares e espaços religiosos;
*Rituais;
*Narrativas sagradas e religiosas,
orais e escritas (lendas, mitos, outras narrativas, textos sagrados);
*Presença do sagrado nas situações
do cotidiano: signos, símbolos...
* Relações sociais, pessoais e
interpessoais nas diferentes manifestações religiosas e culturais;
*Ethos e relações religiosas;
*Religiosidade humana;
*Desenvolvimento
moral, espiritual.
·Reconhece
diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na
tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações
religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos
religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os
outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da
turma e da escola.
·Reconhece
diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na
tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações
religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos
religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os
outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da
turma e da escola.
·Reconhece
diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na
tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações
religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos
religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os
outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da
turma e da escola.
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